Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeiro, Augusto Cesar Rios-
dc.contributor.authorCosta, Rosemayre Alvaia Pinho-
dc.creatorCosta, Rosemayre Alvaia Pinho-
dc.date.accessioned2020-08-28T21:59:25Z-
dc.date.available2020-08-28T21:59:25Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.date.submitted2020-05-14-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32174-
dc.description.abstractA presente dissertação desperta um olhar crítico sobre o Estágio na Educação Profissional Técnica de nível médio da rede estadual na Bahia e seu impacto na formação no mundo do trabalho. Um estudo que se configura nos campos trabalho e educação e reconhece o estágio como prática social de contorno neoliberal que se manifesta na vida de sujeitos profissionais em formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte metodológico no materialismo histórico-dialético, para explicitar uma realidade humano-social subsidiada pela análise documental, com ênfase no ordenamento legal e na pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos do estágio e da escuta ativa realizada pela autora para apreensão ampliada das subjetividades, em oficina formativa da Suprot (Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica). Uma incursão em contexto de contradições internas de um projeto educativo integral que apreende a política de Educação Profissional Técnica Média no Brasil e na Bahia; caracteriza historicamente o estágio no Brasil e suas especificidades na Educação Profissional Técnica de nível médio da rede estadual na Bahia; e explicita, no real concreto dos sujeitos do estágio, entre os quais se encontra a própria autora, sua essencialidade como mediação práxica formativa de sujeitos profissionais no mundo a partir da escola. O estágio em seu sentido coletivo, como espaço de luta que engendra os sentidos do trabalho na própria vida. Entretanto, reconhecemos na pesquisa uma síntese possível, uma resposta factível e não absoluta ao nosso questionamento central sobre a relação entre estágio e a formação no mundo do trabalho, pela compreensão da relevância temática e da complexidade que envolve a formação de jovens trabalhadores e provoca mais interrogações.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente disertación despierta una mirada crítica sobre la Pasantía en Educación Técnica Profesional a nivel estatal en Bahía y su impacto en la capacitación en el mundo del trabajo. Un estudio que se configura en los campos de trabajo y educación y reconoce la pasantía como una práctica social neoliberal que se manifiesta en la vida de los sujetos profesionales en formación. Es una investigación cualitativa con apoyo metodológico en materialismo-histórico-dialéctico para explicar una realidad humano-social subsidiada por el análisis documental con énfasis en el ordenamiento jurídico y la investigación de campo, a través de entrevistas semiestructuradas con los sujetos de la pasantía y la escucha activa. llevado a cabo por el autor para una mayor comprensión de las subjetividades, en un taller de capacitación en Suprot (Superintendencia de Educación Profesional y Tecnológica). Una incursión, en el contexto de contradicciones internas de un proyecto educativo integral que aprehende la política de Educación Técnica Técnica Media en Brasil y Bahía; caracteriza históricamente la pasantía en Brasil y sus especificidades en educación técnica en el nivel medio de la red estatal en Bahía; y explica en la realidad concreta de las asignaturas de la pasantía, entre las cuales se encuentra la propia autora, su esencialidad como mediación práctica formativa de asignaturas profesionales en el mundo desde la escuela. La pasantía en su sentido colectivo como un espacio de lucha que engendra los significados del trabajo en la vida misma. Sin embargo, reconocemos en la investigación una posible síntesis, una respuesta factible y no absoluta a nuestra pregunta central sobre la relación entre la pasantía y la capacitación en el mundo del trabajo, al comprender la relevancia temática y la complejidad que involucra la capacitación de trabajadores jóvenes y causa más interrogatorios.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:The present dissertation awakens a critical look at the Internship in Technical Vocational Education at the state level in Bahia and its impact on training in the world of work. A study that is configured in the fields of work and education and recognizes internship as a neoliberal social practice that manifests itself in the lives of professional subjects in training. It is a qualitative research with methodological support in materialism-historical-dialectic to explain a human-social reality subsidized by documentary analysis with an emphasis on legal ordering and field research, through semi-structured interviews with the subjects of the internship and active listening carried out by the author for an expanded understanding of subjectivities, in a training workshop at Suprot (Superintendence of Professional and Technological Education). An incursion, in the context of internal contradictions of a comprehensive educational project that apprehends the policy of Medium Technical Professional Education in Brazil and Bahia; historically characterizes the internship in Brazil and its specificities in the medium level technical professional education of the state network in Bahia; and it explains in the concrete reality of the subjects of the internship, among which is the author herself, her essentiality as a formative praxic mediation of professional subjects in the world from the school. The internship in its collective sense as a space for struggle that engenders the senses of work in life itself. However, we recognize in the research a possible synthesis, a feasible and not an absolute answer to our central question about the relationship between internship and training in the world of work, by understanding the thematic relevance and the complexity that involves the training of young workers and causes more interrogations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.titleEstágio na educação profissional técnica de nível médio: a formação no mundo do trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLima, Antonio Almerico Biondi-
dc.contributor.refereesMachado, Célia Tanajura-
dc.contributor.refereesCunha, Maria Couto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MestradoUFBA_FACED_ROSEMAYRE_ALVAIA_P_COSTA2020.pdf_04,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.