Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Marilene de Oliveira dos | - |
dc.contributor.author | Figueirôa Júnior, Itamar França Pereira | - |
dc.creator | Figueirôa Júnior, Itamar França Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T20:39:52Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T20:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31889 | - |
dc.description.abstract | A abordagem da Pedagogia dos Projetos, desenvolvida através do estudo de John Dewey, teve grande influência no Brasil, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Tal abordagem defende a criança e as relações sociais como protagonistas do processo de aprendizagem. Esta pesquisa possui como tema os Projetos de Trabalho e buscou compreender como os Projetos de Trabalho são desenvolvidos no cotidiano de uma escola particular de Educação Infantil do município de Salvador; Identificar como docentes, coordenadores pedagógicos e pais/mães compreendem os Projetos de Trabalho; Identificar os atores e o modo como cada um deles participa da elaboração e avaliação dos Projetos de Trabalho; e Evidenciar ações/atividades experienciadas pelas crianças e docentes no âmbito dos Projetos de Trabalho. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, contou com a participação de duas professoras, uma atelierista e uma coordenadora pedagógica na Gira Girou e uma mãe que tem filho matriculado na referida instituição. Os principais autores convidados para o diálogo teórico- metodológico foram Dewey (1978), Hernandez (1998), Ventura (1998), Rinaldi (2002), Oliveira (2003), Gil (2007), Barbosa e Horn (2008), Bardin (2011), Malaguzzi (2016). Conclui-se que a escola Gira Girou desenvolve os Projetos de Trabalho, tendo a criança como seu ator principal, possibilitando que as famílias também estejam presentes nesse processo, características fundamentais da Pedagogia de Projetos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.subject | Projetos de Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Os projetos de trabalho no cotidiano de uma escola particular de Educação Infantil do município de Salvador. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.referees | Santos, Silvanne Ribeiro | - |
dc.contributor.referees | Santos, Marlene de Oliveira dos | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ITAMAR FIGUEIROA JUNIOR.pdf | 839,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.