Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Marilene de Oliveira dos-
dc.contributor.authorFigueirôa Júnior, Itamar França Pereira-
dc.creatorFigueirôa Júnior, Itamar França Pereira-
dc.date.accessioned2020-05-05T20:39:52Z-
dc.date.available2020-05-05T20:39:52Z-
dc.date.issued2020-05-05-
dc.date.submitted2019-12-03-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31889-
dc.description.abstractA abordagem da Pedagogia dos Projetos, desenvolvida através do estudo de John Dewey, teve grande influência no Brasil, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Tal abordagem defende a criança e as relações sociais como protagonistas do processo de aprendizagem. Esta pesquisa possui como tema os Projetos de Trabalho e buscou compreender como os Projetos de Trabalho são desenvolvidos no cotidiano de uma escola particular de Educação Infantil do município de Salvador; Identificar como docentes, coordenadores pedagógicos e pais/mães compreendem os Projetos de Trabalho; Identificar os atores e o modo como cada um deles participa da elaboração e avaliação dos Projetos de Trabalho; e Evidenciar ações/atividades experienciadas pelas crianças e docentes no âmbito dos Projetos de Trabalho. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, contou com a participação de duas professoras, uma atelierista e uma coordenadora pedagógica na Gira Girou e uma mãe que tem filho matriculado na referida instituição. Os principais autores convidados para o diálogo teórico- metodológico foram Dewey (1978), Hernandez (1998), Ventura (1998), Rinaldi (2002), Oliveira (2003), Gil (2007), Barbosa e Horn (2008), Bardin (2011), Malaguzzi (2016). Conclui-se que a escola Gira Girou desenvolve os Projetos de Trabalho, tendo a criança como seu ator principal, possibilitando que as famílias também estejam presentes nesse processo, características fundamentais da Pedagogia de Projetos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectProjetos de Trabalhopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleOs projetos de trabalho no cotidiano de uma escola particular de Educação Infantil do município de Salvador.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.refereesSantos, Silvanne Ribeiro-
dc.contributor.refereesSantos, Marlene de Oliveira dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ITAMAR FIGUEIROA JUNIOR.pdf839,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.