Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorBrunelli, Nadija Gomes-
dc.creatorBrunelli, Nadija Gomes-
dc.date.accessioned2020-04-23T16:47:00Z-
dc.date.available2020-04-23T16:47:00Z-
dc.date.issued2020-04-23-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31851-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. O viés desta pesquisa são o acesso e a permanência desses estudantes numa instituição pública de ensino. Objetivando analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência em uma instituição de ensino superior pública da Bahia, esta pesquisa identificou os fatores que interferem no processo de inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior, analisou os indicadores acadêmicos desses estudantes durante a sua formação na educação superior, relacionando o processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior com as bases teóricas da inclusão. Os fundamentos teóricos apresentados foram as políticas públicas educacionais voltadas para a educação de pessoas com deficiência e a inclusão de pessoas com deficiência no contexto do ensino superior, onde foram apresentadas concepções sobre a educação de pessoas com deficiência, políticas de acesso e permanência, além de estudos sobre a deficiência e a inclusão no ensino superior. Utilizando o método do estudo de caso, do tipo descritivo, esta pesquisa estudou o processo de inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus de Salvador. Evidenciou-se que, embora a referida instituição tenha construído um escopo normativo que preconize a inclusão de pessoas com deficiência e tenha um núcleo de inclusão em funcionamento, as condições de acessibilidade, as adaptações metodológicas e pedagógicas, a formação dos docentes, ainda são insuficientes para atender a demanda desse público, que tem apresentado um alto número de evasão e baixo índice de conclusão. Concluiu-se que, para superação dessa realidade, são necessárias a efetivação das políticas já vigentes na instituição, com o fomento da capacitação docente, a efetivação de adaptações metodológicas, uma maior estruturação do núcleo de inclusão, assim como a implantação do tempo formativo diferenciado para os estudantes com deficiência. Com essas ações, algumas já previstas no escopo normativo institucional, mas ainda não efetivadas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus de Salvador, poderá alcançar uma prática educacional inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research addresses the inclusion of people with disabilities in higher education.The bias of this research are the access and the permanence of these students in a public educational institution. Aiming to analyze the process of inclusion of students with disabilities in a public higher education institution of Bahia, this research identified the factors that interfere in the process of inclusion of students with disabilities in higher education, analyzed the academic indicators such students during their training in higher education, relating the process of inclusion of students with disabilities in higher education with the theoretical bases of inclusion. The presented theoretical foundations were educational public policies for the education of persons with disabilities and the inclusion of people with disabilities in the context of higher education, which were presented views on the education of persons withdisabilities, access policies a nd permanence, as well as studies on disability and inclusion in higher education. Using the case study method, descriptive, this research studied the process of inclusion of students with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, Salvador Campus. It was evident that while the institution has built a regulatory scope which would include the inclusion of people with disabilities and get an include core operating, accessibility conditions,methodological and pedagogical adaptations, training of teachers, are still insufficientto meet the needs of this audience, which has had a high number of dropout and low completion rate. It was concluded that to overcome this reality, are necessary to effect the already existing policies in the institution, with the promotion of teacher training, the realization of methodological changes, more organized core of inclusion as well as the introduction of differentiated training time for students with disabilities. With these actions, some already provided in the institutional normative scope, but not yet implemented, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, Salvador Campus, can achieve an inclusive educational practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectAcessopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectJovens com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade e Faculdades públicas - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectDisabilitiespt_BR
dc.subjectAccesspt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.titleEstudantes com deficiência no ensino superior: acesso e permanência numa instituição pública de ensino.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.refereesPimentel, Susana Couto-
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Final.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.