Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia | - |
dc.contributor.author | Costa, Joston Darwin Borges da | - |
dc.creator | Costa, Joston Darwin Borges da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T17:18:37Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T17:18:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-02 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31631 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa qualitativa com base na pesquisa ação e na pesquisa bibliográfica resultou na elaboração de um memorial que teve como objetivo refletir sobre a trajetória do pedagogo e músico para compreender o processo de criação do Sarau Musical Aquarela Nordestina. Baseado nas influências do rádio musical, (VICENTE e De MARCHI, 2014) e (COSTA e VIEIRA,2011) “O Durma com essa”, da Rádio FACED web ao Sarau Musical na escola, foi analisado de forma rememorativa, trazendo para a discussão, além das atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados, particularmente I e III, seus desdobramentos e atividades artísticas no contexto escolar desenvolvidas pelo autor desse texto. Aliada as lembranças do relator da análise e avaliação do Sarau – é exposta a metodologia adotada pelo pedagogo músico-pesquisador, finalizando o texto com reflexões sobre a importância dos estágios como teoria e prática (PIMENTA, 2006) e das vivências artísticas (DUARTE JR. 1991) propiciadas pelo Sarau (TENNINA, 2017) na educação de jovens e adultos enquanto possibilidade lúdica de aprendizagem (LUCKESI, 2011) conectada a epistemologia da prática docente. Almeja-se com essa pesquisa estimular a reflexão sobre o lugar da arte na educação a partir da interferência do pedagogo, considerando a ludicidade e o prazer do fazer aprender. Espera-se com esse trabalho provocar outras pesquisas mais aprofundadas no âmbito da academia e estimular a discussão sobre a atividade artística, nesse caso o Sarau, como parceira da práxis do pedagogo no contexto educacional formal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rádio | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Sarau | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Ramos, Menandro Celso de Castro | - |
dc.contributor.referees | Menezes, Karina Moreira | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEMORIAL TCC- versão déposito PDF.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.