Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Carolina Carvalho Ramos de-
dc.contributor.authorFonseca, Suylan Carvalho Laranjeira da-
dc.creatorFonseca, Suylan Carvalho Laranjeira da-
dc.date.accessioned2020-03-09T16:46:45Z-
dc.date.available2020-09-06T03:00:20Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.date.submitted2020-12-05-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31617-
dc.description.abstractA escolha do Memorial, como gênero textual, desencadeia diversos planos de análises. Partiu da compreensão que, por meio da minha trajetória de vida e os entrelaces dessa com as escolhas pessoais, coletivas e impostas à minha existência, será possível compreender como a profissão que assumirei passa a ressoar e interligar com as vivencias que me tornaram gente, mesmo que essas vivencias que tantas vezes me machucaram, ajudaram a refletir sobre a importância da educação para construção de uma sociedade melhor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract This Memorial, as a textual genre, triggers several plans of analysis. It started from the understanding of my life trajectory and the interlaces of this with the personal choices, collective and imposed on my existence, discussing the trajectory of formation that resonates and interconnect with the experiences that so often hurt me, and also helped to reflect on the importance of education for building a better society. In this way, my Memorial is divided into three moments. In the first I bring the events and experiences of my childhood and adolescence, until the entry into the University. In the second, I focus on my crossing at the University, which also involves the difficulties of remaining due to the challenges I chose: being a mother, financial difficulties, the challenges of studying, caring for a sick daughter, maintaining scores, having resilience with me and - of course - the contributions of incentives from teachers and teachers who believed in my intellectual potential. In the third and final chapter, I present my expectations for the future, as well as the formation of an understanding that education that has helped me so much to overcome adversities, will also be the engine for you to better understand the formation of other students education, Foundation 1 and the Study for Youth and Adolescents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectNegrapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectMãept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectMotherpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAssumpção, Simone-
dc.contributor.refereesMattioli, Erica Aparecida Kawakami-
dc.contributor.refereesLima, Carolina Carvalho Ramos de-
dc.publisher.departamentFaculdade de educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
suylan 3 de março de 2020.pdf741,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.