Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3158
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Percepção de alunos, professores e usuários acerca da dimensão ética na formação de graduandos de odontologia
Otros títulos : Ciência & Saúde Coletiva
Autor : Matos, Mariângela Silva de
Tenório, Robinson Moreira
metadata.dc.creator: Matos, Mariângela Silva de
Tenório, Robinson Moreira
Resumen : O presente trabalho buscou analisar a percepção que alunos, professores e usuários dos ambulatórios têm acerca da formação profissional em sua dimensão ética, em dois cursos de odontologia, um público e um privado da Bahia. Buscou, ainda, confrontar essas percepções com a prática observada nos ambulatórios. Com essa finalidade, foram empregadas as seguintes técnicas: questionários para 283 alunos, entrevistas não diretivas para 32 professores e para 36 usuários, além de observação participante em duas disciplinas com práticas ambulatoriais. Os resultados revelam que alunos e professores percebem que essa dimensão da formação tem sido altamente estimulada no curso, de modo que os alunos revelam conhecimento teórico dos princípios da bioética e os usuários, em sua maioria, se sentem respeitados dentro desses princípios. Entretanto, o discurso de alguns desses sujeitos, bem como a observação do cotidiano dos ambulatórios, evidenciaram muitos exemplos e atitudes que revelam certo distanciamento entre o discurso e a prática.
Palabras clave : Bioética
Educação superior
Relação dentista-paciente
Bioethics
Higher education
Dentist-patient relations
Editorial : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva1
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3158
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Odontologia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a31v15s2.pdf55,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.