Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31540
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Um olhar reflexivo sobre as práticas de ensino de língua portuguesa em Amargosa-BA: quais os desafios e as relações com os estudos do(s) letramento(s)?
Autor : Jesus, Manuela Solange Santos de
metadata.dc.creator: Jesus, Manuela Solange Santos de
Resumen : O presente trabalho propõe uma investigação sobre as práticas de ensino de língua portuguesa em classes dos anos finais do ensino fundamental em Amargosa-BA e suas possíveis relações com os Estudos do(s) Letramento(s). Para tanto, averiguou-se tal ensino em duas classes de tal nível escolar, 7º e 8º ano, respectivamente, tendo em vista a aceitação de docentes de língua materna a tal pesquisa acadêmica. Com base no entendimento de que as práticas de letramento são capazes de transformar o indivíduo socioculturalmente, haja vista que o ler e escrever envolvem ações dentro e fora do ambiente escolar, entende-se como os letramentos estão relacionados ao exercício da cidadania, no seu sentido mais amplo, mas também a apropriação e utilização das informações e conhecimentos produzidos pela humanidade. Levando em conta a relação entre os letramentos e a agência-escola, espaço por assim dizer privilegiado de diversidades, atuações e sentidos formativos, busca-se, a partir de observações às aulas de língua materna, descrever as percepções sobre ensino de língua e seu imbricamento em práticas letradas, bem como as metodologias empregadas por docentes de língua portuguesa, no que tange a leitura e a escrita, em suas atuações pedagógicas no município amargosense. Ao se enquadrar em uma pesquisa qualitativa interpretativista de cunho etnográfico , na qual os fatos foram observados, registrados, analisados e interpretados em seus cenários naturais, a fim de apreender os significados conferidos pelos sujeitos participantes, tal pesquisa centrou-se, especificamente, numa escola da Educação Básica, atualmente administrada pela rede estadual de ensino, situada no município de Amargosa-BA. Partindo do pressuposto de que a linguagem é uma atividade socialmente construída, que possibilita múltiplas interpretações, corrobora posicionamentos e é constitutiva das práticas sociais de leitura e escrita, o trabalho realiza a junção de marcos teóricos relevantes, a saber: concepções de língua, ensino, texto, formação docente, além de letramento(s), leitura, escrita, multiletramento(s), fazendo jus ao campo da Linguística Aplicada, a qual compreende a linguagem em uso, atentando-se às mudanças, manifestações e realidades sociais. Autores como Antunes (2003, 2019, 2010), Britto (2005), Freire (2003), Hanks (2008), Marcuschi (2008), Orlandi (2011), Kleiman (1995, 2002), Street (1984, 2003, 2014), Rojo e Moura (2012, 2019) são exemplos de bases bibliográficas referenciadas. Tais bibliografias aliadas à pesquisa de campo com aplicação de questionários e observações às aulas de língua portuguesa buscaram constituir o cenário pesquisado, no que tange as práticas de letramento. Observa-se, por meio de tal trabalho, que docentes de língua materna, no devido município, expõem em suas aulas atuações sociocomunicativas, tendo em vista o caráter sociocontemporâneo do qual fazemos parte, mas ainda conservam reducionismos às práticas de leitura e escrita, especificamente, voltando-se à normatividade e prescrição gramatical/ortográfica. Mesmo reconhecendo as funções sociais e histórico-políticas da língua, presenciamos no espaço escolar uma resistência às múltiplas semioses imersas nas práticas discursivas de todos os sujeitos sociais.
The present work proposes an investigation on the practices of Portuguese language teaching in classrooms of the final years of basic school in Amargosa-BA and its possible relations with the Studies of Literacy(s). For that purpose, such education was investigated in two classrooms of such level of education, 7th and 8 th year, respectively, owing to the acceptance of teachers of native language to such academic research. Based on the understanding that literacy practices are capable of transforming the individual socioculturally, it is understood how literacy is related to the exercise of citizenship, in its broader direction, but also the appropriation and use of the information and knowledge produced for the humanity. Taking into account the relationship between literacy and the school-agency, a privileged space, as it were, for diversities, actions and formative meanings, we seek, from observations to mother-tongue classes, to describe perceptions about language teaching and its imbrication in literate practices, as well as the methodologies employed by Portuguese language teachers, regarding reading and writing, in their pedagogical performances in the Amargosense city. By fitting in a qualitative research - interpretativist ethnographic - in which the facts were observed, recorded, analyzed and interpreted in their natural scenes, in order to grasp the meanings conferred by the participating subjects, such research focused, specifically on: in a school of Basic Education, currently administered by the state school system, located in the municipality of Amargosa-BA. Assuming that language is a socially constructed activity, which allows multiple interpretations, corroborates positions and is constitutive of social practices of reading and writing, the work brings relevant theoretical frameworks, namely: conceptions of language, education, text, teaching formation, beyond literacy(ies), reading, writing, multiliteracy(ies), doing justice to the field of Applied Linguistics, which comprises the language in use, paying attention to changes, manifestations and social realities. Authors such as Antunes (2003, 2019, 2010), Britto (2005), Freire (2003), Hanks (2008), Marcuschi (2008), Orlandi (2011), Kleiman (1995, 2002), Street (1984, 2003, 2014), Rojo and Moura (2012, 2019), are examples of referenced bibliographic bases. Such allied bibliographies to field research - with the application of questionnaires and observations to the Portuguese language classes - sought to constitute the researched scene, regarding the literacy practices. It is observed, through such work, that the mother-tongue teachers, in that city, expose in their classes socio-communicative performances, considering the socio-contemporary character to which we are part, but still keep reductionisms to the reading and writing practices, especifically, turning to normativity and grammar/orthographic prescription. Even recognizing the social and historical-political functions of language, we witness in the school space a resistance to multiple semiosis immersed in the discursive practices of all social subjects.
Palabras clave : Ensino-Aprendizagem
Letramentos
Língua Materna
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Amargosa, BA
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31540
Fecha de publicación : 4-mar-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLINC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação de Mestrado PPGLinC UFBA - Manuela Solange Santos de Jesus.pdf10,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.