Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31500
Tipo: Dissertação
Título: Cultura e participação social: uma análise da diversidade cultural no Conselho Nacional de Política Cultural entre 2007 e 2010
Autor(es): Santiago, Leonardo Alexandre
Autor(es): Santiago, Leonardo Alexandre
Abstract: Ao adotar uma concepção ampliada de cultura e se colocar como um ativo formulador de políticas culturais a partir de 2003, o Ministério da Cultura se propôs a incorporar em seu repertório as demandas dos mais diversos setores da sociedade, considerando os atores sociais não só como receptores das políticas públicas, mas como formuladores dessas. A temática da diversidade cultural, em ascensão em um mundo cada vez mais globalizado, ganhou destaque no ministério, em consonância com o trabalho desenvolvido pela UNESCO. Paralelamente, em um momento de crise do modelo de democracia representativa, a participação social nas decisões tomadas pelo Estado tornou-se cada vez mais necessária. A partir da análise das atas de reuniões do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), buscou-se, nesta pesquisa, identificar como a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, produzida pela UNESCO, se fez presente no conselho. Como parâmetro, foi utilizado o relatório produzido pelo Ministério da Cultura, no qual são relacionadas medidas adotadas pelo governo federal para a implementação da convenção durante o segundo mandato do governo Lula (2007-2010).
Palavras-chave: Cultura
Diversidade Cultural
Participação Social
Desenvolvimento
Política cultural - Brasil.
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31500
Data do documento: 2-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Mestrado_UFBA.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.