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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Maria Cristina Martins-
dc.contributor.authorCosta, Cinde de Sousa-
dc.creatorCosta, Cinde de Sousa-
dc.date.accessioned2020-02-28T16:31:53Z-
dc.date.available2020-02-28T16:31:53Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.date.submitted8-08-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31499-
dc.description.abstractAs pesquisas atuais sobre Ensino de Ciências estudam novas formas e recursos didáticos que auxiliem o professor a melhorar sua prática buscando um ensino mais contextualizado. Inserir os filmes de ficção científica é uma estratégia utilizada para provocar discussões de conteúdos físicos no âmbito do fenômeno e tendo o cuidado com o rigor matemático dirigido para as séries cabíveis. Além disso, através do cinema temos a possibilidade de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, trabalhando os problemas do cotidiano dos estudantes, dando significado ao conteúdo estudado. Esse tema vem das inquietações na graduação e no trabalho de conclusão de curso, o qual damos continuidade às discussões iniciadas e as aprofundamos no que se refere ao discurso interdisciplinar. O que trazemos para o cenário da pesquisa é: o que caracteriza o discurso interdisciplinar? Para respondê-la, iremos analisar o que os discursos dos licenciandos e professores nos mostram sobre a articulação de disciplinas utilizando o cinema como instrumento didático. Discutiremos os debates teóricos referentes à Interdisciplinaridade trazendo suas potencialidades e limitações para a formação docente. Assim como falaremos sobre o cinema enquanto recurso didático e as argumentações para seu uso na formação do professor de Física. Realizamos uma prática interdisciplinar baseada nas produções cinematográficas a fim de provocar o diálogo entre professores de diferentes áreas do conhecimento e estudantes de Licenciatura em Física, Geografia e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A partir dessa atividade, analisamos as gravações de áudio das discussões categorizando o discurso dos estudantes e professores que surgiam durante o debate sobre o filme. Através da análise textual discursiva defendida por Moraes e Galiazzi, compreendemos que o discurso interdisciplinar aparece na medida em que a complexidade dos fenômenos discutidos leva as disciplinas a dialogar para superar as próprias limitações.pt_BR
dc.description.abstractCurrent research on Science Education studies new forms and didactic resources that help the teacher to improve his practice seeking a more contextualized teaching. To insert science fiction films is a strategy used to provoke discussions of physical contents within the scope of the phenomenon and taking care of the mathematical rigor directed to the appropriate series. In addition, through the cinema we have the possibility of dialoguing with different areas of knowledge, working with students' daily problems, giving meaning to the content studied. This topic comes from the restlessness in the undergraduate and the work of conclusion of course, which we continue the discussions initiated and deepen them as far as the interdisciplinary discourse is concerned. What we bring to the research scenario is: what characterizes interdisciplinary discourse? To answer this question, we will analyze what the discourses of undergraduate students and professors show us about the articulation of disciplines using cinema as a didactic instrument. We will discuss the theoretical debates regarding Interdisciplinarity bringing their potentialities and limitations to the teacher training. Just as we will talk about the cinema as didactic resource and the arguments for its use in the formation of the professor of Physics. We conduct an interdisciplinary practice based on the cinematographic productions in order to provoke the dialogue between teachers of different areas of knowledge and undergraduate students in Physics, Geography and Mathematics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA). Out of this activity, we analyzed the audio recordings of the discussions categorizing the discourse of students and teachers that emerged during the debate about the film. Through the discursive textual analysis defended by Moraes and Galiazzi, we understand that the interdisciplinary discourse appears to the extent that the complexity of the phenomena discussed causes the disciplines to dialogue to overcome their own limitations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso interdisciplinarpt_BR
dc.subjectCinema no ensino de físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleDiscursos interdisciplinares na licenciatura: utilizando o cinema como mediadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHohenfeld, Dielson Pereira-
dc.contributor.refereesMesseder Neto, Helio da Silva-
dc.contributor.refereesLisboa, Eliana Alcantara-
dc.contributor.refereesPinheiro, Marcus Túlio De Freitas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGEFHCpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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