Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGallefi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorBatista, Hildonice de Souza-
dc.creatorBatista, Hildonice de Souza-
dc.date.accessioned2020-02-28T13:02:31Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.date.submitted2012-10-29-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31490-
dc.description.abstractO presente estudo visa colaborar com a construção da história e da memória da educação escolar indígena na Bahia e no Brasil. Pretende-se entrelaçar compreensões e desvelamentos de significados, a partir das vozes/memórias e experiências vividas por professores e professoras indígenas das comunidades Kiriri, Pataxó e Tumbalalá. A memória e a história indígena são eixos centrais que desvelam categorias analíticas na perspectiva metodológica da fenomenologia. As vozes de professores(as) indígenas, uma vez entrecruzadas com análise fenomenológica, desvelaram categorias que reescrevem a história da educação escolar indígena e os movimentos indígenas contemporâneos. Trata-se de um estudo de caso múltiplo. A pesquisa documental, bibliográfica e a entrevista aberta subsidiaram este estudo. Concluiu-se que a memória de professores(as) desvela fatos, experiências e modelos de escolas não índias e índias, que traçam um percurso da história da educação escolar indígena, bem como desvela que a escola indígena contemporânea tem função de extrema relevância na organização política, cultural e social de cada comunidade indígena.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aims to contribute to the construction of history and memory of indigenous education in Bahia and Brazil. It is intended to weave insights and unveilings of meanings, from the voices/memories and the experiences lived by teachers and teachers Kiriri of indigenous communities, Pataxó and Tumbalalá. The indigenous history and memory are central axes that unveiled analytical categories in methodological perspective of phenomenology. The voices of indigenous teachers, once crisscrossed with phenomenological analysis, unveiled categories that rewrite the history of indigenous education and indigenous movements contemporaries. It is a multiple case study. The research, literature and open interview subsidized this study. It was concluded that memory of teachers reveals facts, experiences and models of Indian and non-Indian schools, plotting a course in the history of indigenous education, and unveils the contemporary indigenous school has extremely important role in organization political, cultural and social development of each indigenous community.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndios-Educação-História-Bahiapt_BR
dc.subjectProfessores Indígenaspt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectEscolas Indígenaspt_BR
dc.subjectEducação Multiculturalpt_BR
dc.subjectHistória. Professores(as) indígenaspt_BR
dc.subjectEscolas Indígenaspt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectEducação Escolar Interculturalpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectTeachers indigenouspt_BR
dc.subjectIndigenous Schoolpt_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subjectIntercultural education schoolpt_BR
dc.titleMemórias indígenas - Nheenga: voz.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.refereesCunha Junior, Henrique-
dc.contributor.refereesMarques, Maria Inês Corrêa-
dc.contributor.refereesSilva, Ana Lúcia Gomes da-
dc.contributor.refereesSantos, Jose Antônio Saja Ramos Neves dos-
dc.contributor.refereesGallefi, Dante Augusto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
memorias_indígenas (2)_hildonice.pdf14,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.