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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31482
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.authorLira, Ismael Santos-
dc.creatorLira, Ismael Santos-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:58:56Z-
dc.date.available2020-02-27T12:58:56Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31482-
dc.description.abstractEsta dissertação está organizada como uma coletânea de dois artigos que tomam como objeto de estudo atividades relacionadas ao Ensino de Matemática desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI) em parceria com o Instituto Alfa e Beto por meio de um Programa de Intervenção Pedagógica. Estabelecemos um objetivo para cada um desses dois estudos: no primeiro artigo, buscamos caracterizar princípios do Dispositivo da Performatividade de um Programa de Intervenção Pedagógica para o Ensino de Matemática nos anos iniciais desenvolvido na Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina (PI) em parceria com o Instituto Alfa e Beto. No segundo artigo, apresentamos um estudo que buscou compreender a maneira como professores recontextualizam textos do referido Programa de Intervenção Pedagógica na sala de aula. Trata-se de dois estudos qualitativos em que os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do primeiro artigo apontam para três princípios como reguladores das atividades relacionadas ao Ensino de Matemática desenvolvidas no contexto estudado: monitoramento da execução dos roteiros de aula, treinamento de estudantes para realização de avaliações externas, a premiação como estímulo à melhoria do desempenho. Por sua vez, os resultados do segundo artigo sinalizam que os participantes recontextualizam atividades preconizadas por esse Programa, associando-as a outras elaboradas por eles mesmos e operando variações no ritmo para adaptá-lo às especificidades de cada turma para atender a descritores da Prova Brasil. Os dois estudos convergem no sentido de apontar o Dispositivo da Performatividade como regulador das produções e recontextualizações textuais no contexto estudado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This dissertation is organized as a collection of two papers that takes as objects the study of activities related to the teaching of mathematics developed by the Teresina Municipal Department of Education in partnership with the "Instituto Alfa e Beto" through a Program of Pedagogical Intervention. We established an objective for each of these two studies: in the first paper, we sought to characterize the Performativity Device of the Pedagogical Intervention Program for teaching mathematics in the primary school, which was developed in the city of Teresina (PI) in partnership with "Instituto Alfa e Beto". In the second paper, we present a study that sought to understand the way in which teachers recontextualize texts of the referred Pedagogical Intervention Program. These are two qualitative studies in which the data were collected through observations, document analysis and semi-structured interviews. The results of the first paper points to three principles as regulators of the activities related to the teaching of mathematics that is developed in the studied context: monitoring the execution of the lesson scripts, training students to perform external evaluations and awarding as a stimulus to the improvement of performance. On the other hand, the results of the second paper indicate that the participants recontextualize the activities recommended by this program by expanding them or associating them to other activities developed by themselves and use variations to adapt to the rhythm for the particularities of each class to meet “Prova Brasil” descriptors. The two studies converge in the sense of pointing the Performativity Device as regulator of textual productions and recontextualizations in the studied context.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrograma de Intervenção Pedagógica (Teresina, PI)pt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDispositivo Pedagógicopt_BR
dc.subjectRecontextualização pedagógicapt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPedagogical Devicept_BR
dc.subjectPedagogical recontextualizationpt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titlePerformatividade e recontextualização em um programa para o ensino de matemática na Rede Pública Municipal de Ensino de Teresinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLopes, Celi Aparecida Espasandin-
dc.contributor.refereesOliveira, Andreia Maria Pereira de-
dc.contributor.refereesBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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