Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.contributor.authorBonfim, Carolina Santos-
dc.creatorBonfim, Carolina Santos-
dc.date.accessioned2020-02-05T16:26:17Z-
dc.date.available2021-02-05T03:00:23Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.date.submitted2020-01-28-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31442-
dc.description.abstractNa presente dissertação propomos um diálogo entre Ensino de Ciências e Educação Inclusiva, tendo em vista a importância que NOS (Nature of Science, pt. Natureza da Ciência) exerce nas pesquisas da área de Ensino de Ciências e da crescente discussão acerca do Ensino Inclusivo. Nesse sentido, investigamos as ideias de universitários cegos sobre Natureza da Ciência, por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tal fim, elaboramos e validamos um instrumento inspirado em duas das principais perspectivas, propostas por Norman Lederman e Douglas Allchin, dividido em duas partes. Essas perspectivas, a rigor, destoam entre si, mas são comparáveis. Não há um impedimento em utilizá-las, desde que reconheçamos seus limites e distinções. A visão consensual, encabeçada por Lederman, tem no VNOS o seu instrumento mais difundido, por meio do qual concepções sobre NOS são acessadas, mediante questionamentos abertos sem um contexto específico. Em contrapartida, Allchin no âmbito de suas críticas ao VNOS e às listas consensuais, apresenta como alternativa a Whole Science, tendo como característica central a contextualidade, amparada na história das ciências. Destarte, identificamos e caracterizamos as ideias de discentes cegos do Ensino Superior na ausência e na presença de contexto. O instrumento é constituído de perguntas genéricas sobre as ciências, modificadas do PISA e VNOS (ausência de contexto), um caso sobre homeopatia e um caso sobre vacinas, seguidos de perguntas (presença de contexto). Dentro do contexto, os sujeitos conseguiram alcançar aspectos da NOS com maior amplitude e profundidade, mostrando ter uma noção abrangente das ciências, elencando em seus argumentos aspectos econômicos, sociais, políticos e de saúde pública. No que se refere à ausência de contexto, constatamos carência de argumentos epistêmicos e, em certo nível, um alcance das discussões sobre NOS, relativas à inexistência de um método científico único e universal, por exemplo. Buscamos também compreender seus imaginários sobre cientistas e se/como distinguem ciências de outras formas de conhecimento. Os sujeitos, apesar de reconhecerem a importância do órgão da visão para a produção do conhecimento científico, não a consideram essencial, pois, segundo eles, cegos podem apresentar atributos vantajosos para as ciências, como capacidade de se concentrar mais no pensamento do que na visão.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In this master’s thesis, we offer a dialogue between Science Teaching and Inclusive Education, considering the importance that NOS (Nature of Science) has on Science Teaching researches and the growing discussion about Inclusive Teaching. Hence, we investigate the blind university students’ ideas about Nature of Science through semi-structured interviews. For this purpose, we elaborated and validated a two-part instrument inspired by two of the main perspectives suggested by Norman Lederman and Douglas Allchin. Strictly speaking, these perspectives dissent but are comparable. There are no obstacles to using them since we recognize their limits and differences. The VNOS is the most spread instrument in Consensus View, put forward by Lederman, through which NOS conceptions are accessed, using open questions without a specific context. In contrast, within the scope of his criticism to VNOS and the consensus lists, Allchin presents the Whole Science as an alternative, with contextuality as the core feature, supported by the History of Sciences. In this way, we identified and characterized the blind university students’ ideas with and without a context. The instrument is made of general questions about sciences, after PISA and VNOS (without a context), a case about homeopathy and case about vaccines, followed by questions (with a context). In the context, the subjects could reach broader and deeper NOS aspects, listing economic, social, political, and public health features in their arguments. As regards the absence of a context, we verified the lack of epistemic arguments and, on a certain level, a reach of NOS discussions related to the inexistence of a single and universal scientific method, for instance. We sought to understand their notions about sciences and if/how they distinguish science of other forms of knowledge. The subjects, besides recognizing the importance of vision for the scientific knowledge production, do not consider it essential, since according them, blind can present useful attributes for sciences as the ability to concentrate more on thoughts than in the vision.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNatureza da Ciênciapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectCegospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectNature of sciencept_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subjectBlindpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleIdeias de universitários cegos sobre Natureza da Ciência.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.refereesPinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.refereesDias, André Luís Mattedi-
dc.contributor.refereesBejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.contributor.refereesMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.refereesJusti, Rosária da Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Carolina Bonfim.pdf
  Restricted Access
1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.