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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire Júnior, Olival-
dc.contributor.authorCorreia, Paulo dos Santos-
dc.creatorCorreia, Paulo dos Santos-
dc.date.accessioned2020-02-05T15:32:50Z-
dc.date.available2020-02-05T15:32:50Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31432-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi inserir a Física do Vôo no Ensino Médio tendo como motivação a história de Alberto Santos Dumont e a invenção do avião. A experiência didática foi realizada na Escola Estadual Joaquim da Rocha Medeiros, pertencente a rede pública de ensino do Estado da Bahia, no município de Santa Maria da Vitória, e teve como população alvo, 134 estudantes do 2º ano vespertino desta instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi iniciada em 20 de julho de 2007, e finalizada em 28 de setembro do mesmo ano. A coleta dos dados foi realizada através da Observação Participativa, Entrevista Coletiva, Registro de Eventos, Produção de Textos e de Experimentos e da aplicação de um Questionário (Avaliação) tipo Likert. A pesquisa sugere que os conteúdos da Física do Vôo, apoiados pela história de Santos Dumont, contribuíram para o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica do estudante, auxiliando-o na transformação das visões deformadas a respeito do trabalho científico. Foi observado que a inclusão da história de Santos Dumont foi elemento motivador fundamental para o curso sobre a Física do Vôo; sem esta, o curso provavelmente seria frustrante. O curso também trouxe uma maior motivação para o estudo da Física Clássica no Ensino Médio e uma justificação plausível para o estudo da Dinâmica dos Fluidos, além de resgatar um dos nossos principais heróis brasileiros. Por fim, conclui-se que a inclusão de temas de relevância atual no currículo do Ensino Médio, com o intuito de construir uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade parecem ser necessários para o futuro da Física no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTS:The following work seeks to bring general statements to the experimental work from the perspective of historical-critical pedagogy. We understand that, for the use of historical-critical pedagogy as a reference, the work needs to be structured in such a way as to contemplate the form-content-content-recipient triad, so that none of these elements should be thought of separately, this triad was the basis for the elaboration of the statements. In general, these statements serve as aids to teachers and ∕ or researchers, who work with historical-critical pedagogy and seek to articulate experimentation in their school practice. Experimentation can be thought of in the dimension of form, as a didactic resource that helps science teachers. In the dimension of content, as an apparatus that was present in the very process of construction of scientific knowledge. Thus we can announce that an experimental work based on the critical perspective, in the dimensions of form, should be designed in order to contribute to the omnilateral development of individuals, we understand that in a society so empty of concepts and so focused on unilaterality, as this has been presented, it is necessary a formation that is based on the multiple determinations, the maximum possibilities. In the content dimension, we emphasize the importance of understanding about classical content and even the concept of classic itself, so we announce that experimental work in this dimension should be designed in a way that contributes to the understanding of classic. In the recipient dimension, we think of each level of basic education seeking to combine the specificities of each one of them, so that experimentation may come along with school education, to this end we announce that the experimentation must be planned in a way that contributes directly to the development of the main activity in early childhood education, as well as in primary and secondary education, since the main activity is the activity that most contributes to the development of children, each phase will have a different activity. We understand that this work is a first approximation and can thus be the gateway to further research in this area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSantos-Dumont, Alberto, 1873-1932pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectFísica do vôopt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectFly Physicspt_BR
dc.titleAlberto Santos Dumont e a física do vôo: uma experiência no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História, Filosofia e Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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