https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31376
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Adilio Pereira | - |
dc.creator | Santos, Adilio Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-03T13:44:42Z | - |
dc.date.available | 2020-02-03T13:44:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31376 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo discutir a avaliação da aprendizagem numa perspectiva de sua dimensão política e entender a sua influência nas práticas avaliativas. Para isso, realizou-se o estudo de teóricos da área de Avaliação da Aprendizagem, a fim de compreender quais dimensões influenciam a escrita e a produção bibliográfica acerca do tema, o que pode implicar no desenvolvimento de práticas avaliativas tradicionais ou não-tradicionais, excludentes ou inclusivas. As dimensões que influenciam a prática da avaliação são cinco, a saber: pedagógica, técnica, estética, ética e política. Estas são complementares no sentido de contribuir para uma prática efetivamente comprometida com a qualidade da educação e da aprendizagem. Contudo, a conclusão a qual chegamos é que a dimensão pedagógica e dimensão técnica têm prevalecido na escrita de autores brasileiros renomados da área de avaliação da aprendizagem, enquanto que a discussão acerca da dimensão política ainda não se configura como potencializadora e marca teórica nas produções sobre Avaliação da Aprendizagem. Isso significa que há uma preocupação em descrever como devem ser as práticas avaliativas e talvez isso ocorra por causa das necessidades formativas do(a) professor(a) que sempre busca soluções para melhorar sua prática. Entretanto, alertamos para o cuidado de refletir antes sobre a concepção de avaliar e, somado a isso, tomar decisões para o desenvolvimento de práticas que sejam mais consoantes ao contexto educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem práticas | pt_BR |
dc.subject | Dimensão política | pt_BR |
dc.subject | Práticas | pt_BR |
dc.title | A influência da dimensão política da avaliação da aprendizagem nas práticas avaliativas. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.referees | Souza, Erivelto Santiago | - |
dc.contributor.referees | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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