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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31376
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Rejane de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Adilio Pereira-
dc.creatorSantos, Adilio Pereira-
dc.date.accessioned2020-02-03T13:44:42Z-
dc.date.available2020-02-03T13:44:42Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31376-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo discutir a avaliação da aprendizagem numa perspectiva de sua dimensão política e entender a sua influência nas práticas avaliativas. Para isso, realizou-se o estudo de teóricos da área de Avaliação da Aprendizagem, a fim de compreender quais dimensões influenciam a escrita e a produção bibliográfica acerca do tema, o que pode implicar no desenvolvimento de práticas avaliativas tradicionais ou não-tradicionais, excludentes ou inclusivas. As dimensões que influenciam a prática da avaliação são cinco, a saber: pedagógica, técnica, estética, ética e política. Estas são complementares no sentido de contribuir para uma prática efetivamente comprometida com a qualidade da educação e da aprendizagem. Contudo, a conclusão a qual chegamos é que a dimensão pedagógica e dimensão técnica têm prevalecido na escrita de autores brasileiros renomados da área de avaliação da aprendizagem, enquanto que a discussão acerca da dimensão política ainda não se configura como potencializadora e marca teórica nas produções sobre Avaliação da Aprendizagem. Isso significa que há uma preocupação em descrever como devem ser as práticas avaliativas e talvez isso ocorra por causa das necessidades formativas do(a) professor(a) que sempre busca soluções para melhorar sua prática. Entretanto, alertamos para o cuidado de refletir antes sobre a concepção de avaliar e, somado a isso, tomar decisões para o desenvolvimento de práticas que sejam mais consoantes ao contexto educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem práticaspt_BR
dc.subjectDimensão políticapt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.titleA influência da dimensão política da avaliação da aprendizagem nas práticas avaliativas.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesVilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.refereesSouza, Erivelto Santiago-
dc.contributor.refereesAlves, Rejane de Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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