Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31321
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estrategia de posicionamento de imagens para empresas brasileiras no mercado internacional: estudo preliminar sobre a empresa Janela do Mundo
Autor(es): Pereira, Sumaia Árabe
Autor(es): Pereira, Sumaia Árabe
Abstract: O presente trabalho tem como tema a estratégia de posicionamento de imagem para empresas brasileiras no mercado internacional, valendo-se, para tanto, do estudo de caso da empresa Janela do Mundo aliado a uma revisão bibliográfica conceitual, com a intenção de ajudar empresas brasileiras que pretendam atuar no mercado internacional. Pensando nessa perspectiva, abre-se o trabalho com a introdução, a qual traça os elementos norteadores da pesquisa; no primeiro capítulo, são expostos conceitos de estratégia empresarial, sua formação, organização e aplicação, e o que é a estratégia de comunicação no universo da empresa, para, no segundo capítulo, estudar o que é imagem e suas formas de posicionamento no mercado internacional. A imagem é trabalhada na presente monografia dentro de um planejamento estratégico de comunicação que possibilita a criação, a gestão e a orientação da imagem, da qual a marca é o símbolo maior, mas não o único. Como argumento que comprova esta tese, defende-se a associação planejada da imagem empresarial com a imagem do país de origem, com o fito de atrair o consumidor e proporcionar um diferencial estratégico para tal empresa. O capítulo final trata do estudo de caso, que foi viabilizado devido a recente abertura de uma empresa brasileira Janela do Mundo em Madrid, consistindo o capítulo na contextualização do espaço geográfico matéria da análise, bem como da empresa estudada, encerrando o trabalho com a apresentação de um planejamento estratégico de posicionamento de imagem para empresa Janela do Mundo.
Palavras-chave: Estratégia de comunicação
Imagem empresarial
Posicionamento de Imagem
Empresa brasileira
Marca-país
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31321
Data do documento: 27-Jan-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA SUMAIA - COMPLETA.pdfMonografia261,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Microsoft Word - PRÉ-TEXTUAIS.pdf41,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATESTADO.pdf65,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo A.pdf86,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.