Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31206
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
Authors: | Esteves, Ana Camila de Souza |
metadata.dc.creator: | Esteves, Ana Camila de Souza |
Abstract: | Este trabalho é um esforço de identificar as marcas de autoria presentes nos filmes Vacas (1991), La Ardilla Roja (1992), Tierra (1996), Los Amantes del Círculo Polar (1998) e Lucía y el Sexo (2001), do cineasta espanhol Julio Medem. Para tanto, partimos de uma concepção de autoria representada pelo olhar da politique des auteurs, pensada nos anos 60 pelos críticos de cinema da revisa francesa Cahiers du Cinéma. O caminho de análise das marcas de autoria nestes filmes se apoiou no método da Poética do Filme, com o intuito de verificar como elas foram estrategicamente conformadas na obra fílmica em questão. Neste trabalho, a obra de Julio Medem foi identificada como uma obra de programa poético, onde predominam metáforas e simbolismos na construção dos seus personagens e conflitos, sempre inseridos em banais histórias de amor, articuladas de forma sofisticada a partir de um modo particular de organizar recursos como a escala de planos, montagem, trilha sonora e fotografia. |
Keywords: | Autoria no cinema Análise fílmica Julio Medem |
metadata.dc.subject.cnpq: | comunicação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206 |
Issue Date: | 20-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.