Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31185
Tipo: Dissertação
Título: Escola Parque: paradigma escolar (1947/1951)
Autor(es): Almeida, Stela Borges de
Autor(es): Almeida, Stela Borges de
Abstract: Nesta dissertação buscamos investigar a Escola Parque colocando-nos na posição epistemológica de captar a totalidade na parte. Sugerimos a hipótese de que esta escola significou o paradigma escolar da práxis pedagógica do seu criador, Anísio Teixeira e da matriz social urbano-industrial, no período 1947/1951. Para utilizarmos o conceito de paradigma de Kuhn, ampliamos este conceito, incluindo o que Kuhn denomina de pré-paradigma. Para isso utilizamos o conceito de conflitos de teorias como motor do processo histórico de produção da ciência, de acordo com Feyerabend. Apresentamos na primeira parte os determinantes que conduziram a gênese e formação da escola, traçando a matriz social e o componente educacional na qual ela emerge. Em seguida, apresentamos as categorias que apoiam os pronunciamentos e ações de governo e que substanciam o projeto pedagógico do seu criador, procurando determinar seus pilares centrais. Por fim, demonstramos que tanto a matriz social quanto à práxis pedagógica, substratos do projeto pedagógico materializado na Escola Parque, fazem com que esta se constitua em paradigma escolar. Tal como um teorema, as duas primeiras partes são componentes independentes necessários para a demonstração da hipótese central.
Palavras-chave: Educação - Bahia - 1947-1951
Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Salvador (BA)
Escola Parque - Salvador (BA)
Teixeira, Anísio, 1900-1971
CNPq: Ciências Humanas
Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31185
Data do documento: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação 1988 UFBA FACED ALMEIDA Stela Borges de ESCOLA PARQUE PARADIGMA ESCOLAR (1947-1951).pdf9,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.