Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31184
metadata.dc.type: Outros
Título : Qualidade da Educação Superior Brasileira: um modelo de análise
Autor : Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
metadata.dc.creator: Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Resumen : A qualidade da Educação Superior se constitui como campo de estudo e pesquisa, marcado por um dissenso a respeito do que se entende por qualidade, considerando que este é um termo subjetivo e polissêmico. O objetivo deste artigo é revisar criticamente as diferentes definições do conceito de qualidade, sua aplicação no campo da Educação Superior e formas utilizadas para categorização dessas definições, buscando propor um modelo que nos permita analisar as concepções de qualidade adotadas pelos docentes universitários para julgar os cursos de graduação. Através de uma revisão sistemática da literatura foram selecionados artigos e livros que tratassem diretamente do conceito de qualidade ou proposta de categorização, encontrando assim vinte e seis conceitos e três categorizações distintas, que foram analisados de acordo com suas similaridades e diferenças. Ao final, formaliza-se uma proposta de atualização de uma das categorizações encontradas, com vista a uma melhor adequação do seu uso na Educação Superior.
Palabras clave : Qualidade
Qualidade na Educação Superior
Conceito de Qualidade
Universidade
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31184
Fecha de publicación : oct-2019
Aparece en las colecciones: Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
QUALIDADE-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-BRASILEIRA-UM-MODELO-DE-ANÁLISE.pdf327,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.