Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31184
metadata.dc.type: Outros
Title: Qualidade da Educação Superior Brasileira: um modelo de análise
Authors: Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
metadata.dc.creator: Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Abstract: A qualidade da Educação Superior se constitui como campo de estudo e pesquisa, marcado por um dissenso a respeito do que se entende por qualidade, considerando que este é um termo subjetivo e polissêmico. O objetivo deste artigo é revisar criticamente as diferentes definições do conceito de qualidade, sua aplicação no campo da Educação Superior e formas utilizadas para categorização dessas definições, buscando propor um modelo que nos permita analisar as concepções de qualidade adotadas pelos docentes universitários para julgar os cursos de graduação. Através de uma revisão sistemática da literatura foram selecionados artigos e livros que tratassem diretamente do conceito de qualidade ou proposta de categorização, encontrando assim vinte e seis conceitos e três categorizações distintas, que foram analisados de acordo com suas similaridades e diferenças. Ao final, formaliza-se uma proposta de atualização de uma das categorizações encontradas, com vista a uma melhor adequação do seu uso na Educação Superior.
Keywords: Qualidade
Qualidade na Educação Superior
Conceito de Qualidade
Universidade
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31184
Issue Date: Oct-2019
Appears in Collections:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QUALIDADE-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-BRASILEIRA-UM-MODELO-DE-ANÁLISE.pdf327,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.