Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31174
metadata.dc.type: Outros
Title: Pesquisa de avaliação da Educação Superior: do diagnóstico ao debate sobre diversidade
Authors: Sgorla, Fabiane
Fagundes, Bárbara Gasparoni
metadata.dc.creator: Sgorla, Fabiane
Fagundes, Bárbara Gasparoni
Abstract: Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (Nau) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é explorar os dados qualitativos levantados pelos questionários de Avaliação Discente e Autoavaliação Docente que são geridos pelo sistema da Universidade. O desafio foi fazer a leitura dos comentários registrados nos “espaços abertos” que aparecem nas sequência das questões quantitativas (notas de 1 a 5). Os comentários de estudantes e professores da Fabico (Departamento de Informação - DCI e o Departamento de Comunicação - Decom), de 2017, 2018 e 2019, foram categorizados (BARDIN, 2011) a partir das mensagens mais frequentes. Os registros dos discentes permitiram a formação de nove categorias e os registros dos docentes de seis. Entre elas emergiram problemáticas relacionadas à diversidade e ao preconceito nos relacionamentos institucionais. Como proposta de ir além da avaliação e o diagnóstico e combater a discriminação e a intolerância na Universidade, o Nau/Fabico realizou um seminário, com o titulo “Diversidade em sala de aula”, que envolveu especialistas, professores e estudantes. A atividade contou com cerca de 40 participantes e provocou uma discussão produtiva e positiva sobre as temáticas.
Keywords: Avaliação institucional
Pesquisa qualitativa
Discentes
Docentes
Diversidade
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31174
Issue Date: Oct-2019
Appears in Collections:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PESQUISA-DE-AVALIAÇÃO-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-DO-DIAGNÓSTICO-AO-DEBATE-SOBRE-DIVERSIDADE.pdf481,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.