Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSgorla, Fabiane-
dc.contributor.authorFagundes, Bárbara Gasparoni-
dc.creatorSgorla, Fabiane-
dc.creatorFagundes, Bárbara Gasparoni-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:15:02Z-
dc.date.available2019-12-18T14:15:02Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31174-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (Nau) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é explorar os dados qualitativos levantados pelos questionários de Avaliação Discente e Autoavaliação Docente que são geridos pelo sistema da Universidade. O desafio foi fazer a leitura dos comentários registrados nos “espaços abertos” que aparecem nas sequência das questões quantitativas (notas de 1 a 5). Os comentários de estudantes e professores da Fabico (Departamento de Informação - DCI e o Departamento de Comunicação - Decom), de 2017, 2018 e 2019, foram categorizados (BARDIN, 2011) a partir das mensagens mais frequentes. Os registros dos discentes permitiram a formação de nove categorias e os registros dos docentes de seis. Entre elas emergiram problemáticas relacionadas à diversidade e ao preconceito nos relacionamentos institucionais. Como proposta de ir além da avaliação e o diagnóstico e combater a discriminação e a intolerância na Universidade, o Nau/Fabico realizou um seminário, com o titulo “Diversidade em sala de aula”, que envolveu especialistas, professores e estudantes. A atividade contou com cerca de 40 participantes e provocou uma discussão produtiva e positiva sobre as temáticas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titlePesquisa de avaliação da Educação Superior: do diagnóstico ao debate sobre diversidadept_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PESQUISA-DE-AVALIAÇÃO-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-DO-DIAGNÓSTICO-AO-DEBATE-SOBRE-DIVERSIDADE.pdf481,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.