Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sgorla, Fabiane | - |
dc.contributor.author | Fagundes, Bárbara Gasparoni | - |
dc.creator | Sgorla, Fabiane | - |
dc.creator | Fagundes, Bárbara Gasparoni | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:15:02Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:15:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31174 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação da Unidade (Nau) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é explorar os dados qualitativos levantados pelos questionários de Avaliação Discente e Autoavaliação Docente que são geridos pelo sistema da Universidade. O desafio foi fazer a leitura dos comentários registrados nos “espaços abertos” que aparecem nas sequência das questões quantitativas (notas de 1 a 5). Os comentários de estudantes e professores da Fabico (Departamento de Informação - DCI e o Departamento de Comunicação - Decom), de 2017, 2018 e 2019, foram categorizados (BARDIN, 2011) a partir das mensagens mais frequentes. Os registros dos discentes permitiram a formação de nove categorias e os registros dos docentes de seis. Entre elas emergiram problemáticas relacionadas à diversidade e ao preconceito nos relacionamentos institucionais. Como proposta de ir além da avaliação e o diagnóstico e combater a discriminação e a intolerância na Universidade, o Nau/Fabico realizou um seminário, com o titulo “Diversidade em sala de aula”, que envolveu especialistas, professores e estudantes. A atividade contou com cerca de 40 participantes e provocou uma discussão produtiva e positiva sobre as temáticas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Discentes | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | Pesquisa de avaliação da Educação Superior: do diagnóstico ao debate sobre diversidade | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PESQUISA-DE-AVALIAÇÃO-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-DO-DIAGNÓSTICO-AO-DEBATE-SOBRE-DIVERSIDADE.pdf | 481,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.