Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31147
metadata.dc.type: Outros
Title: Qualidade na Educação Superior Brasileira: a perspectiva docente
Authors: Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
metadata.dc.creator: Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Abstract: A partir do crescente destaque à qualidade da educação, principalmente diante da polissemia do termo qualidade, empregado na Educação Superior, entende-se que a divergência conceitual entre atores educacionais pode dificultar ações em prol da instituição em que se encontram. O objetivo deste artigo é identificar e compreender as concepções de qualidade de docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para isso, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com 12 professores das diferentes áreas do conhecimento, em seguida, os dados foram analisados com base em duas categorias pré-determinadas, a qualidade crítica e a qualidade instrumental. Com isso, criou-se categorias temáticas de discussão: o conceito de qualidade; relação professor-estudante; estrutura institucional democrática; formação social; relação educação-mercado; percepção sobre avaliações. Observa-se que os entrevistados utilizam, majoritariamente, os aspectos da qualidade crítica, porém, destaca-se a dificuldade em falar sobre qualidade e a divergência entre a função da educação na relação com o mercado, em que uns avaliam a qualidade através da empregabilidade, enquanto outros pensam estratégias de resistência à lógica do mercado.
Keywords: Qualidade
Conceito de qualidade
Qualidade na Educação Superior
Professor
Universidade
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31147
Issue Date: Oct-2019
Appears in Collections:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QUALIDADE-NA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-BRASILEIRA-A-PERSPECTIVA-DOCENTE.pdf251,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.