Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Vitor Guimarães-
dc.contributor.authorRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.creatorMorais, Vitor Guimarães-
dc.creatorRibeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales-
dc.date.accessioned2019-12-17T16:33:40Z-
dc.date.available2019-12-17T16:33:40Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31147-
dc.description.abstractA partir do crescente destaque à qualidade da educação, principalmente diante da polissemia do termo qualidade, empregado na Educação Superior, entende-se que a divergência conceitual entre atores educacionais pode dificultar ações em prol da instituição em que se encontram. O objetivo deste artigo é identificar e compreender as concepções de qualidade de docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para isso, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com 12 professores das diferentes áreas do conhecimento, em seguida, os dados foram analisados com base em duas categorias pré-determinadas, a qualidade crítica e a qualidade instrumental. Com isso, criou-se categorias temáticas de discussão: o conceito de qualidade; relação professor-estudante; estrutura institucional democrática; formação social; relação educação-mercado; percepção sobre avaliações. Observa-se que os entrevistados utilizam, majoritariamente, os aspectos da qualidade crítica, porém, destaca-se a dificuldade em falar sobre qualidade e a divergência entre a função da educação na relação com o mercado, em que uns avaliam a qualidade através da empregabilidade, enquanto outros pensam estratégias de resistência à lógica do mercado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectConceito de qualidadept_BR
dc.subjectQualidade na Educação Superiorpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleQualidade na Educação Superior Brasileira: a perspectiva docentept_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUALIDADE-NA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-BRASILEIRA-A-PERSPECTIVA-DOCENTE.pdf251,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.