Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Morais, Vitor Guimarães | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales | - |
dc.creator | Morais, Vitor Guimarães | - |
dc.creator | Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T16:33:40Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T16:33:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31147 | - |
dc.description.abstract | A partir do crescente destaque à qualidade da educação, principalmente diante da polissemia do termo qualidade, empregado na Educação Superior, entende-se que a divergência conceitual entre atores educacionais pode dificultar ações em prol da instituição em que se encontram. O objetivo deste artigo é identificar e compreender as concepções de qualidade de docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para isso, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com 12 professores das diferentes áreas do conhecimento, em seguida, os dados foram analisados com base em duas categorias pré-determinadas, a qualidade crítica e a qualidade instrumental. Com isso, criou-se categorias temáticas de discussão: o conceito de qualidade; relação professor-estudante; estrutura institucional democrática; formação social; relação educação-mercado; percepção sobre avaliações. Observa-se que os entrevistados utilizam, majoritariamente, os aspectos da qualidade crítica, porém, destaca-se a dificuldade em falar sobre qualidade e a divergência entre a função da educação na relação com o mercado, em que uns avaliam a qualidade através da empregabilidade, enquanto outros pensam estratégias de resistência à lógica do mercado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Conceito de qualidade | pt_BR |
dc.subject | Qualidade na Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.title | Qualidade na Educação Superior Brasileira: a perspectiva docente | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019)
|