Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31127
metadata.dc.type: Outros
Título : Análise das métricas de qualidade do ensino nos rankings de Educação Superior
Autor : Silva, Gabriela Andrade da
Rudá, Caio
metadata.dc.creator: Silva, Gabriela Andrade da
Rudá, Caio
Resumen : Os recentes processos de globalização têm desencadeado intensas transformações nos sistemas de educação superior nacionais. Uma delas é o uso de rankings, geralmente priorizando produção científica e reputação acadêmica, como ferramentas de avaliação e gestão institucionais. O presente texto objetiva analisar as métricas de qualidade do ensino destes rankings, dimensão tradicionalmente colocada em segundo plano. Trata-se de estudo documental e descritivo. Foram acessados os documentos que descrevem as metodologias das edições mais recentes dos rankings Times Higher Education, Academic Ranking of World Universities e Ranking Universitário Folha 2018. Indicadores de qualidade do ensino foram analisados qualitativamente, identificando como foram obtidos e sua adequação para mensurar esse constructo. Paralelamente, observou-se, em aspecto quantitativo, o peso dos indicadores de qualidade do ensino em relação à pontuação global. Os resultados evidenciam que, a despeito de alguns avanços metodológicos, ainda predominam indicadores vinculados à produção científica e reputação. Sugere-se, portanto, o desenvolvimento de indicadores e instrumentos de mensuração da qualidade do ensino com estudos científicos de validade, bem como sua aplicação na avaliação das instituições de ensino superior.
Palabras clave : Educação Superior
Ranking
Avaliação de qualidade
Ensino
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31127
Fecha de publicación : oct-2019
Aparece en las colecciones: Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANÁLISE-DAS-MÉTRICAS-DE-QUALIDADE-DO-ENSINO-NOS-RANKINGS-DE-EDUCAÇÃO-SUPERIOR.pdf262,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.