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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31125
metadata.dc.type: | Outros |
Título : | Índice Geral de Cursos: um estudo sobre a mudança nos Cálculos do IGC |
Autor : | Spindler, Giselle Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
metadata.dc.creator: | Spindler, Giselle Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
Resumen : | O MEC utiliza atualmente alguns indicadores de qualidade para avaliar a educação superior no país, dentre eles o IGC, Índice Geral de Cursos, cujo cálculo originou este trabalho. A questão norteadora é: “Qual nível de ensino efetivamente imprime maior influência no cálculo do IGC?”. Desta forma o objetivo deste estudo é mostrar, através de cálculos algébricos, que após a mudança no cálculo do IGC, em 2014, este indicador apresentou valores inferiores aos iniciais, independente dos valores de notas e da quantidade de matrículas na graduação e pósgraduação. Foi realizada também uma simulação de valores do IGC a partir de uma combinação de notas possíveis para os três níveis de ensino. Ao realizar as simulações foram utilizados dados reais para a quantidade de matrículas. Através dos gráficos gerados por esta técnica foi possível observar que, neste caso, a graduação influencia fortemente o IGC. Foi calculada a correlação que existe entre as notas simuladas nos três níveis de ensino e a nota do IGC utilizando a quantidade de matrículas reais. Observou-se que a nota da graduação apresenta a maior contribuição pois seu coeficiente de correlação de Pearson com o IGC foi de 0,9249, enquanto as outras correlações foram muito fracas. |
Palabras clave : | IGC Cálculo Simulação Correlação |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31125 |
Fecha de publicación : | oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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