Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31125
metadata.dc.type: Outros
Title: Índice Geral de Cursos: um estudo sobre a mudança nos Cálculos do IGC
Authors: Spindler, Giselle
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
metadata.dc.creator: Spindler, Giselle
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Abstract: O MEC utiliza atualmente alguns indicadores de qualidade para avaliar a educação superior no país, dentre eles o IGC, Índice Geral de Cursos, cujo cálculo originou este trabalho. A questão norteadora é: “Qual nível de ensino efetivamente imprime maior influência no cálculo do IGC?”. Desta forma o objetivo deste estudo é mostrar, através de cálculos algébricos, que após a mudança no cálculo do IGC, em 2014, este indicador apresentou valores inferiores aos iniciais, independente dos valores de notas e da quantidade de matrículas na graduação e pósgraduação. Foi realizada também uma simulação de valores do IGC a partir de uma combinação de notas possíveis para os três níveis de ensino. Ao realizar as simulações foram utilizados dados reais para a quantidade de matrículas. Através dos gráficos gerados por esta técnica foi possível observar que, neste caso, a graduação influencia fortemente o IGC. Foi calculada a correlação que existe entre as notas simuladas nos três níveis de ensino e a nota do IGC utilizando a quantidade de matrículas reais. Observou-se que a nota da graduação apresenta a maior contribuição pois seu coeficiente de correlação de Pearson com o IGC foi de 0,9249, enquanto as outras correlações foram muito fracas.
Keywords: IGC
Cálculo
Simulação
Correlação
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31125
Issue Date: Oct-2019
Appears in Collections:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÍNDICE-GERAL-DE-CURSOS-UM-ESTUDO-SOBRE-A-MUDANÇA-NOS-CÁLCULOS-DO-IGC.pdf951,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.