Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30801
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A pessoa com deficiência visual e os desafios de acesso e permanência no ensino superior
Autor : Silva, Jailma Cruz da
metadata.dc.creator: Silva, Jailma Cruz da
Resumen : Se configura como produto final do curso de Mestrado, estruturado sob a forma de dois artigos complementares. O primeiro artigo, “A Inclusão Educacional da Pessoa com Deficiência Visual no Ensino Superior”, apresenta apenas parte do estudo e se estrutura da seguinte forma: Introdução, um panorama histórico do processo de inclusão educacional da pessoa com deficiência (PcD), incluindo as mudanças no modo de ver a PcD desde a antiguidade até os dias atuais; Objetivo, reunir, sistematizar e analisar a produção do conhecimento em torno da temática sobre a inclusão educacional das pessoas com deficiência, especificamente no que tange à inclusão de PcDV no ensino superior; Método, o caminho a ser percorrido para organizar o estudo para fins deste artigo; Discussões e Resultados, questões relacionadas ao acesso e à permanência de estudantes com deficiência visual (EcDV) no ensino superior, incluindo disponibilidade de recursos materiais acessíveis, bem como questões relativas à formação docente no atendimento a PcDV no ensino superior; Considerações finais, algumas conclusões observadas a partir dos dados apresentados no artigo. É importante ressaltar que esse artigo foi submetido ao Caderno de Terapia Ocupacional e, por esse motivo, segue a estrutura e as normas de formatação do periódico. Até o presente momento, o artigo encontra-se em processo de avaliação. O segundo artigo “Inclusão no Ensino Superior: a perspectiva dos estudantes com deficiência visual da Universidade Federal da Bahia”, apresenta a seguinte estrutura: Introdução, comentários sobre a perspectiva dos EcDV sobre a inclusão educacional no universo da UFBA; Percurso metodológico, o caminho percorrido na construção do artigo e os interlocutores da pesquisa; Resultado e Discussão, sob o título de Acesso e Permanência no Ensino Superior: os desafios para os estudantes com deficiência visual, e inclusão na UFBA; Considerações finais, síntese da percepção dos estudantes e tentativa de responder às questões do estudo. Após o segundo artigo, apresento as considerações finais, completando a exposição com uma breve síntese do trabalho e as importantes contribuições deste estudo para a compreensão dos desafios enfrentados pelos EcDV e, para a adequação das instituições de ensino superior (IES) na promoção do acesso e da permanência desse estudante, como forma de garantia dos direitos assegurados por lei, que por ora não estão sendo aplicados efetivamente.
Palabras clave : Inclusão Educacional
Acessibilidade
Tecnologia Assistiva
Deficiente Visual (Cego/ Baixa Visão)
Inclusão Educacional - Ensino Superior
metadata.dc.subject.cnpq: Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGEISU
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30801
Fecha de publicación : 23-oct-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEISU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_JailmaCruzdaSilva_RI_UFBA_ A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E OS DESAFIOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR_final.pdf
  Restricted Access
DISSERTAÇÃO FINAL_JAILMACRUZ1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.