Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30743
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Performance musical da embolada na Paraíba |
Autor : | Marinho, Vanildo Mousinho |
metadata.dc.creator: | Marinho, Vanildo Mousinho |
Resumen : | A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre os estados da região Nordeste que têm a embolada com uma importante manifestação cultural, destaco, nesta tese, a performance musical dos emboladores da Paraíba. Considerando este universo, o trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e analisar os aspectos fundamentais da performance musical da embolada no Estado, refletindo acerca das dimensões identitárias e das ressignificações que a constituem na atualidade. A pesquisa realizada teve como base os pilares epistemológicos da etnomusicologia e foi orientada por uma abordagem qualitativa com ênfase no trabalho de campo etnográfico. Ao longo do estudo foram contemplados instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas. Os dados foram organizados e analisados a partir de um conjunto sistemático de procedimentos que permitiram, a partir das especificidades das informações obtidas, compreender as nuances que caracterizam a performance musical nesse contexto. A partir da pesquisa foi possível concluir que a performance da embolada possui na atualidade grande recorrência no Estado e que a prática de tal expressão musical requer a inserção e o conhecimento do embolador em uma série de parâmetros considerados fundamentais para fazer a embolada. Dentre tais parâmetros é possível destacar: o domínio dos gêneros poéticos e da poética musical, o domínio instrumental para se acompanhar, a capacidade de improvisar dentro da estrutura sonora do gênero, o conhecimento do repertório tradicional da manifestação, as habilidades fundamentais para o canto em dupla e para a prática da embolada ao vivo nos diferentes contextos de performance. |
Palabras clave : | cultura popular Etnomusicologia música da Paraíba embolada e emboladores |
metadata.dc.subject.cnpq: | Artes - Música |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743 |
Fecha de publicación : | 11-oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGMUS) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.