Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30743
metadata.dc.type: Tese
Título : Performance musical da embolada na Paraíba
Autor : Marinho, Vanildo Mousinho
metadata.dc.creator: Marinho, Vanildo Mousinho
Resumen : A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre os estados da região Nordeste que têm a embolada com uma importante manifestação cultural, destaco, nesta tese, a performance musical dos emboladores da Paraíba. Considerando este universo, o trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e analisar os aspectos fundamentais da performance musical da embolada no Estado, refletindo acerca das dimensões identitárias e das ressignificações que a constituem na atualidade. A pesquisa realizada teve como base os pilares epistemológicos da etnomusicologia e foi orientada por uma abordagem qualitativa com ênfase no trabalho de campo etnográfico. Ao longo do estudo foram contemplados instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas. Os dados foram organizados e analisados a partir de um conjunto sistemático de procedimentos que permitiram, a partir das especificidades das informações obtidas, compreender as nuances que caracterizam a performance musical nesse contexto. A partir da pesquisa foi possível concluir que a performance da embolada possui na atualidade grande recorrência no Estado e que a prática de tal expressão musical requer a inserção e o conhecimento do embolador em uma série de parâmetros considerados fundamentais para fazer a embolada. Dentre tais parâmetros é possível destacar: o domínio dos gêneros poéticos e da poética musical, o domínio instrumental para se acompanhar, a capacidade de improvisar dentro da estrutura sonora do gênero, o conhecimento do repertório tradicional da manifestação, as habilidades fundamentais para o canto em dupla e para a prática da embolada ao vivo nos diferentes contextos de performance.
Palabras clave : cultura popular
Etnomusicologia
música da Paraíba
embolada e emboladores
metadata.dc.subject.cnpq: Artes - Música
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743
Fecha de publicación : 11-oct-2019
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.