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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Luiz César Marques | - |
dc.contributor.author | Marinho, Vanildo Mousinho | - |
dc.creator | Marinho, Vanildo Mousinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T13:11:43Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11T13:11:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2016-11-18 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743 | - |
dc.description.abstract | A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre os estados da região Nordeste que têm a embolada com uma importante manifestação cultural, destaco, nesta tese, a performance musical dos emboladores da Paraíba. Considerando este universo, o trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e analisar os aspectos fundamentais da performance musical da embolada no Estado, refletindo acerca das dimensões identitárias e das ressignificações que a constituem na atualidade. A pesquisa realizada teve como base os pilares epistemológicos da etnomusicologia e foi orientada por uma abordagem qualitativa com ênfase no trabalho de campo etnográfico. Ao longo do estudo foram contemplados instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas. Os dados foram organizados e analisados a partir de um conjunto sistemático de procedimentos que permitiram, a partir das especificidades das informações obtidas, compreender as nuances que caracterizam a performance musical nesse contexto. A partir da pesquisa foi possível concluir que a performance da embolada possui na atualidade grande recorrência no Estado e que a prática de tal expressão musical requer a inserção e o conhecimento do embolador em uma série de parâmetros considerados fundamentais para fazer a embolada. Dentre tais parâmetros é possível destacar: o domínio dos gêneros poéticos e da poética musical, o domínio instrumental para se acompanhar, a capacidade de improvisar dentro da estrutura sonora do gênero, o conhecimento do repertório tradicional da manifestação, as habilidades fundamentais para o canto em dupla e para a prática da embolada ao vivo nos diferentes contextos de performance. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | música da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | embolada e emboladores | pt_BR |
dc.title | Performance musical da embolada na Paraíba | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Queiroz, Luis Ricardo Silva | - |
dc.contributor.referees | Vasconcelos, Jorge Luis Ribeiro de | - |
dc.contributor.referees | Rosa, Laila Andesa Cavalcante | - |
dc.contributor.referees | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes - Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
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