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dc.contributor.advisorMagalhães, Luiz César Marques-
dc.contributor.authorMarinho, Vanildo Mousinho-
dc.creatorMarinho, Vanildo Mousinho-
dc.date.accessioned2019-10-11T13:11:43Z-
dc.date.available2019-10-11T13:11:43Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.date.submitted2016-11-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30743-
dc.description.abstractA embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980. Entre os estados da região Nordeste que têm a embolada com uma importante manifestação cultural, destaco, nesta tese, a performance musical dos emboladores da Paraíba. Considerando este universo, o trabalho tem como objetivo apresentar, discutir e analisar os aspectos fundamentais da performance musical da embolada no Estado, refletindo acerca das dimensões identitárias e das ressignificações que a constituem na atualidade. A pesquisa realizada teve como base os pilares epistemológicos da etnomusicologia e foi orientada por uma abordagem qualitativa com ênfase no trabalho de campo etnográfico. Ao longo do estudo foram contemplados instrumentos de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas. Os dados foram organizados e analisados a partir de um conjunto sistemático de procedimentos que permitiram, a partir das especificidades das informações obtidas, compreender as nuances que caracterizam a performance musical nesse contexto. A partir da pesquisa foi possível concluir que a performance da embolada possui na atualidade grande recorrência no Estado e que a prática de tal expressão musical requer a inserção e o conhecimento do embolador em uma série de parâmetros considerados fundamentais para fazer a embolada. Dentre tais parâmetros é possível destacar: o domínio dos gêneros poéticos e da poética musical, o domínio instrumental para se acompanhar, a capacidade de improvisar dentro da estrutura sonora do gênero, o conhecimento do repertório tradicional da manifestação, as habilidades fundamentais para o canto em dupla e para a prática da embolada ao vivo nos diferentes contextos de performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcultura popularpt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectmúsica da Paraíbapt_BR
dc.subjectembolada e emboladorespt_BR
dc.titlePerformance musical da embolada na Paraíbapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesQueiroz, Luis Ricardo Silva-
dc.contributor.refereesVasconcelos, Jorge Luis Ribeiro de-
dc.contributor.refereesRosa, Laila Andesa Cavalcante-
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes - Músicapt_BR
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