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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gayer, Juliana escalier Ludwig | - |
dc.contributor.author | Mariotti, Mércia Mauadie | - |
dc.creator | Mariotti, Mércia Mauadie | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T16:29:38Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T16:29:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-20 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30734 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado com o nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Maria Romana Calmon e teve o objetivo da trabalhar com produção textual através dos gêneros, particularmente o gênero requerimento, com toda a sua especificidade de ser técnico, sua objetividade e seu uso social e prático. A pesquisa foi aplicada no III trimestre do ano de 2018, a partir do mês de Outubro, seguindo o calendário de aprovação da pesquisa pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da UFBA. A pesquisa teve o cunho etnográfico e foi observado, através da aplicação de uma sequência didática, seguindo os princípios defendidos por Dolz e Schneuwly (2011), como os alunos utilizavam a linguagem para melhor argumentar. Observaram-se os usos dos operadores argumentativos, bem como sinais de pontuação e estruturas que constituem a escrita na norma culta da língua portuguesa, a fim de atingir o objetivo de convencer através da linguagem. Após a aplicação de uma atividade inicial, foram criados módulos com o objetivo de trabalhar operadores argumentativos e formas de se utilizar a argumentação em um texto mais coerente e coeso. O resultado desse trabalho foi analisado através de uma produção escrita final, com o intuito de observar o resultado das atividades desenvolvidas através dos módulos. O objetivo maior desta pesquisa é o trabalho com a língua escrita, a fim de se utilizar cada vez mais essa forma para pedir, solicitar, requerer, já que o aluno geralmente utiliza para tanto a língua em sua modalidade oral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Requerimento | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Estudo do requerimento em sala de aula: um gênero a ser explorado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Oliveira, Daniele de | - |
dc.contributor.referees | Vita, Fernanda Almeida | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguagens e Letramento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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