Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGayer, Juliana escalier Ludwig-
dc.contributor.authorMariotti, Mércia Mauadie-
dc.creatorMariotti, Mércia Mauadie-
dc.date.accessioned2019-10-10T16:29:38Z-
dc.date.available2019-10-10T16:29:38Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.date.submitted2019-05-20-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30734-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o nono ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Maria Romana Calmon e teve o objetivo da trabalhar com produção textual através dos gêneros, particularmente o gênero requerimento, com toda a sua especificidade de ser técnico, sua objetividade e seu uso social e prático. A pesquisa foi aplicada no III trimestre do ano de 2018, a partir do mês de Outubro, seguindo o calendário de aprovação da pesquisa pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da UFBA. A pesquisa teve o cunho etnográfico e foi observado, através da aplicação de uma sequência didática, seguindo os princípios defendidos por Dolz e Schneuwly (2011), como os alunos utilizavam a linguagem para melhor argumentar. Observaram-se os usos dos operadores argumentativos, bem como sinais de pontuação e estruturas que constituem a escrita na norma culta da língua portuguesa, a fim de atingir o objetivo de convencer através da linguagem. Após a aplicação de uma atividade inicial, foram criados módulos com o objetivo de trabalhar operadores argumentativos e formas de se utilizar a argumentação em um texto mais coerente e coeso. O resultado desse trabalho foi analisado através de uma produção escrita final, com o intuito de observar o resultado das atividades desenvolvidas através dos módulos. O objetivo maior desta pesquisa é o trabalho com a língua escrita, a fim de se utilizar cada vez mais essa forma para pedir, solicitar, requerer, já que o aluno geralmente utiliza para tanto a língua em sua modalidade oral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectRequerimentopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleEstudo do requerimento em sala de aula: um gênero a ser exploradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Daniele de-
dc.contributor.refereesVita, Fernanda Almeida-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagens e Letramentopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
memorial_mercia_14.07- após apresentação- salvar CD.pdf7,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.