Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeiva, Amanda Amantes-
dc.contributor.authorLima, Lucila Alves-
dc.creatorLima, Lucila Alves-
dc.date.accessioned2019-10-10T13:07:41Z-
dc.date.available2019-10-10T13:07:41Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.date.submitted2019-07-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30723-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um estudo da compreensão de estudantes de diferentes níveis de ensino sobre transgênicos. Este é um tema controverso extremamente relevante para a formação dos cidadãos, tanto diante das questões socioambientais relacionados ao uso e produção dos transgênicos quanto da necessidade de formar sujeitos capazes de posicionar-se ética e criticamente frente a este e outras questões tecnológicas e socioambientais. De acordo com o quadro teórico adotado, o ensino de ciências deve ser pautado na concepção de que os conhecimentos científicos e tecnológicos devem fazer parte da formação do cidadão na perspectiva de que o mesmo amplie sua participação efetiva na discussão sobre a crise social, cultural e ambiental que presenciamos atualmente. A pesquisa fundamentou-se na metodologia mista e foi construída em duas etapas: (i) construção e validação do banco de itens e (ii) aplicação do instrumento final de coleta de dados e análise da compreensão. A amostra respondente ao teste efetivo foi composta por 360 estudantes de ensino médio regular, médio técnico e nível superior. O objeto de análise desta pesquisa foram as respostas do teste de conhecimento coletadas na segunda etapa da pesquisa. Os resultados apontam que: (1) a concepção de conteúdo na dimensão procedimental foi a que apresentou maior média ranqueada entre as dimensões observadas; (2) a variável nível de ensino foi a que se mostrou com maior influência na compreensão do tema; (3) a saúde humana é o item mais destacado nos possíveis impactos dos transgênicos na sociedade. De modo geral, os resultados obtidos nos permitem defender a necessidade de um ensino de ciências que possibilite aos estudantes de todos os níveis o acesso a informações científico-tecnológicas a partir do enfoque ético, ambiental, social e os seus aspectos positivos e negativospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research presents an investigation about a survey of the comprehension of different schooling levels students transgenics. This is a controversial subject that is extremely relevant to the training of citizens, both in relation to the socioenvironmental issues related to the use and production of them, and the need to train subjects capable of ethically and critically positioning themselves in relation to this and other issues technological and socio-environmental aspects. According to the adopted theoretical framework, science education should be based on the conception that scientific and technological knowledge should be part of the citizen's formation in the perspective that it expands its effective participation in the discussion about the social, cultural and social crisis that we are currently witnessing. The research was based on the mixed methodology and was constructed in two stages: (i) construction and validation of the item bank and (ii) application of the final instrument of data collection and analysis of the understanding. The sample responding to the effective test consisted of 360 students from regular high school, technical high school and college level. The object of analysis of this research were the answers of the knowledge test collected in the second stage of the research. The results indicate that: (1) content design in the procedural dimension was the one with the highest mean of the observed dimensions; (2) the variable level of schooling was the one with the greatest influence on the understanding of the subject; (3) human health is the most important item in the possible impacts of transgenics on society. In general, the results allow us to defend the need for a science education that allows students of all levels, access to scientific and technological information from the ethical, environmental, social and positive and negative aspects of the same.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectTransgênicospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOrganismos transgênicospt_BR
dc.subjectComprehensionpt_BR
dc.subjectTransgenicspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.titleA compreensão de estudantes de diferentes níveis de ensino sobre transgênicos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Rosiléia Almeida de-
dc.contributor.refereesCastro, Fernanda Regebe-
dc.contributor.refereesNeiva, Amanda Amantes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.