Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.contributor.authorFerreira, Javandilma Gomes-
dc.creatorFerreira, Javandilma Gomes-
dc.date.accessioned2019-08-30T13:16:04Z-
dc.date.available2019-08-30T13:16:04Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.date.submitted2019-02-01-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30478-
dc.description.abstractEste trabalho discute, numa abordagem qualitativa, a partir de análise documental e de relatos colhidos através de entrevistas semi-estruturadas, a articulação entre experiência com Arte e formação para o trabalho. Tem como lócus da pesquisa o Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural, lugar onde atuo no Ensino Médio Integrado. Analisa, com o aporte das Hermenêuticas Filosóficas, como experiência com Arte participa da formação de estudantes da educação profissional. A partir dessa pesquisa, apresenta como proposição interventiva, a criação de um Núcleo de Arte e Cultura (NAC), apresentando suas diretrizes e sugestão de plano de ação, para fomento de diálogos interculturais, entendendo, sob a pespectiva gadameriana, a relevância das experiências com arte nos processos formativos, e a necessária amplificação dos diálogos entre os diversos discursos presentes no corpo curricular e na dinâmica institucional.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper discusses, in a qualitative approach, from documentary analysis and reports collected through semi-structured interviews, the articulation between experience with Art and training for work. It has as a locus of research the Federal Institute of Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural, place where I work in Integrated High School. Analyzes, with the contribution of Philosophical Hermeneutics, as an experience with Art participates in the training of students of professional education. From this research, it presents as an intervention proposition, the creation of a Nucleus of Art and Culture (NAC), presenting its guidelines and suggestion of a plan of action, to foment intercultural dialogues, understanding, under the Gadamerian perspective, the relevance of the experiences with art in the and the necessary amplification of the dialogues between the various discourses present in the curricular body and in the institutional dynamics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência com artept_BR
dc.subjectHermenêutica.pt_BR
dc.subjectEducação profissional.pt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectExperience with artpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectHermeneuticspt_BR
dc.titleA arte na mise en scène da educação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.refereesOliveira, Íris Verena Santos de-
dc.contributor.refereesSanches Neto, Antrifo Ribeiro-
dc.contributor.refereesJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação,Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAVANDILMAprojeto_de_interveno.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.