Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Jamile Borges da-
dc.contributor.authorCarvalho, Rosângela Silva de-
dc.creatorCarvalho, Rosângela Silva de-
dc.date.accessioned2019-08-21T15:43:11Z-
dc.date.available2019-08-21T15:43:11Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.date.submitted2019-03-19-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30433-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo elaborar um projeto de intervenção para contribuir e motivar, por meio de práticas pedagógicas envolvendo a biblioteca e os professores de língua portuguesa, o gosto e o prazer pela leitura entre os alunos do Ensino Médio Integrado, do campus Zona Rural do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. A motivação surgiu a partir do nosso trabalho como bibliotecária do campus, com o intuito colaborar em nossa comunidade acadêmica para a formação de leitores conscientes e críticos. Para a construção desse estudo, nos embasamos nos pressupostos teóricos de autores que pesquisam acerca da leitura, escrita, bibliotecas e educação, como Yunes (1995), Oliveira (2005), Solé (1998), Koch e Elias (2011), Kleiman (1993, 1997, 2010), Queirós (1999, 2009, 2011), Fischer (2006), Zilberman (2015), Morin (2008), Freire (1996), Ranganathan (2009), Campos (1999), Campello (2009), Silva (1999), entre outros mais. A investigação teve uma abordagem qualitativa, baseada na pesquisa-ação e utilizou como instrumento para a produção dos dados a aplicação de questionários, tendo suas respostas analisadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004). Dessa forma, tivemos a oportunidade de conhecer os sujeitos da nossa pesquisa, assim como saber o que pensam sobre a leitura, quais motivações receberam para gostarem ou não de ler, saber como a biblioteca do campus Zona Rural pode contribuir para envolver esses estudantes na apreciação às práticas de leitura e produção de textos com mais leveza, mais entusiasmo e entrosamento.pt_BR
dc.description.abstractThe present work had as objective to elaborate a project of intervention to contribute and to motivate, through pedagogic practices involving the library and the teachers of Portuguese language, the taste and the pleasure by the reading between the students of Integrated High School, of the Campus Rural Area of the Federal Institute of Education of Sertão Pernambucano. The motivation arose from our work as a campus librarian, with the intention of collaborating in our academic community for the training of conscious and critical readers. For the construction of this study, we are based on the theoretical assumptions of authors who study reading, writing, libraries and education, such as Yunes (1995), Oliveira (2005), Solé (1998), Koch and Elias (2011), Kleiman (1996, 1997, 2010), Queirós (1999, 2009, 2011), Fischer (2006), Zilberman (2015), Morin (2008) , Freire (1996), Ranganathan (2009),Campos (1999), Campello (2009), Silva (1999), among others. The research had a qualitative approach, based on action research and used as an instrument for the production of the data the application of questionnaires, having their answers analyzed from the content analysis of Bardin (2004). In this way, we had the opportunity to know the subjects of our research, as well as to know what they think about reading, what motivations they have received to like or not to read, to know how the Campus Rural School library can contribute to involve these students in the appreciation to the practices of reading and producing texts with more lightness, more enthusiasm and integration.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncentivo à leitura.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectInteresses na leiturapt_BR
dc.subjectBibliotecas.pt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médio - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectReading incentivept_BR
dc.subjectLibrariespt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleO papel da biblioteca como espaço articulador para a formação de leitores no ensino médio integrado do IF Sertão-PE, campus Zona Rural.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesLima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas-
dc.contributor.refereesSilva, Jamile Borges da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosângela versão final completa.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.