Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Silvia Maria Leite de-
dc.contributor.authorPereira, Maria Lúcia da Silva-
dc.creatorPereira, Maria Lúcia da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-14T19:06:49Z-
dc.date.available2019-08-14T19:06:49Z-
dc.date.issued2019-08-14-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30352-
dc.description.abstractEste projeto de intervenção buscou realizar um estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão-PE Campus Floresta, sobre os processos de acompanhamento de egressos tendo como objetivo propor uma política Institucional para essa ação. Por meio das situações existenciais buscou-se compreender e interpretar os fatos gerados a partir do estudo teórico e de campo. Utilizou-se como fonte de referência documentos institucionais; o referencial teórico e metodológico e as contribuições dos servidores e egressos da instituição, através de questionários. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa e a técnica de estudo de caso. O problema da pesquisa teve como base as ações de acompanhamento de egressos sem diretrizes e sem formalização, tendo em vista a organização da rede em conformidade com os órgãos regulamentadores. O acompanhamento de egressos permite a instituição tecer um panorama de gestão, evidenciando a sua evolução e potencialidades. Para problematizar as questões levantadas na investigação sobre o acompanhamento de egressos, o texto aborda questões relacionadas a juventude, mercado de trabalho, desigualdade social e politicas públicas procurando alicerçar-se em autores como Lousada ; Martins (2005), Dias (2016), Pena (1999), Saravia (2006), Kuenzer (2000), Dourado (2000), Lameiras (2017), entre outros. A pesquisa permitiu reunir considerações dos atores institucionais que contribuíram para formulação de ações de acompanhamento dos egressos e a pesquisa com egressos permitiu traçar um breve perfil destes na instituição. A partir dessas considerações foi proposta uma minuta para o acompanhamento de egressos que possibilite o implemento de uma política para essa ação no IF Sertão Campus Floresta.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTS: This intervention project sought to carry out a case study at the Federal Institute of Education Science and Technology of Sertão-PE Campus Floresta, on the processes of tracking graduates and propose an Institutional policy for this action. Through the existential situations we sought to understand and interpret the facts generated from the theoretical and field study. Institutional documents were used as reference sources; the theoretical and methodological reference and the contributions of the institution's employees and graduates, through questionnaires. For this, a qualitative approach and the case study technique were used. There is a discussion on follow-up actions for graduates without guidelines and without formalization, in view of the organization of the network in accordance with the regulatory bodies. The monitoring of graduates allows the institution to weave a management overview, showing its evolution and potentialities. In order to problematize the issues raised in the research on the follow-up of graduates, the text addresses issues related to youth, the labor market, social inequality and public policies Thseeking to build on authors such as Lousada ; Martins (2005), Dias (2016), Pena (1999), Saravia (2006), Kuenzer (2000), Dourado (2000), Lameiras (2017), among others. Research allowed to gather considerations of the institutional actors that contributed to the formulation of follow-up actions of the graduates, and the research with graduates allowed to draw a brief profile of these in the institution. Based on these considerations, a draft was proposed for the follow-up of graduates that will enable the implementation of a policy for this action at the IF Sertão Campus Floresta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectAcompanhamento de egressospt_BR
dc.subjectPoliticas públicaspt_BR
dc.titlePolítica interna de acompanhamento de egressos: uma proposta para o campus floresta do Instituto Federal do Sertão- PEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesSouza, Lanara Guimarães de-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.refereesAlmeida, Silvia Maria Leite de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CURRÍCULO, LINGUAGENS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado de Maria Lúcia da Silva Pereira.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.