Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30348
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Educação popular, extensão universitária e metodologias da libertação |
Autor : | Mogilka, Maurício |
metadata.dc.creator: | Mogilka, Maurício |
Resumen : | Este artigo tem intenções metodológicas. Contudo, metodológico aqui é tomado no seu sentido mais elevado: o desenvolvimento da reflexão e da sensibilidade com vistas ao agir, e não como formas padronizadas de ação. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a estruturação metodológica de projetos de extensão com intervenção comunitária. Ele tenta responder à seguinte pergunta: como os processos formativos em educação popular podem aumentar o seu potencial, na prática, para a formação de sujeitos e grupos sociais favoráveis a projetos democrático-participativos de sociedades? Inspirados pelas teorias da libertação, as reflexões aqui desenvolvidas defendem a necessidade de uma maior ênfase na integração ciência-ação popular, a revitalização e ampliação da extensão universitária crítica e a consideração cuidadosa dos fatores subjetivos que definem o caráter democrático-participativo das intervenções educativas com grupos excluídos. |
Palabras clave : | intervenção social extensão crítica |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UFRB |
Citación : | Mogilka, Maurício. Educação popular, extensão universitária e metodologias da libertação. Revista Extensão, n. 15, p. 126-137, UFRB. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30348 |
Fecha de publicación : | mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.