Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30338
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão
Authors: Batista, Jacqueline Lessa
metadata.dc.creator: Batista, Jacqueline Lessa
Abstract: A competitividade ocasionada pelo surgimento de diversas empresas disputando o mesmo espaço, com serviços e produtos similares em qualidade e preço, fizeram com que o mercado se tornasse um campo de forças onde a gestão da marca torna-se estratégia fundamental para um posicionamento privilegiado. Neste contexto, a construção de uma marca forte é o principal fator de disputa. O presente trabalho de conclusão de curso busca analisar o processo de construção da marca do bloco carnavalesco Camaleão, a partir do seu processo de desenvolvimento, gerenciamento e manutenção. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa de acervo através de coleta de dados junto à empresa Central do Carnaval, conversas informais com empresários, além de acesso a malas diretas e materiais de publicidade do bloco. Pretende-se demonstrar quais as estratégias adotas pelo grupo Camaleão, para a construção de uma marca distintiva, líder no segmento do carnaval.
Keywords: Marca
Construção da marca
Bloco Camaleão
Blocos carnavalescos - Salvador, BA
Marketing
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30338
Issue Date: 12-Aug-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdfTCC1,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.