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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Capoeira: a roda e seus significados na vida dos mestres e mestras no Forte Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA
Autor(es): Oliveira Neto, Nelson Porto
Autor(es): Oliveira Neto, Nelson Porto
Abstract: Este trabalho tem como temática a capoeira: a roda e seus significados e tem como objetivo de analisar os significados da roda de capoeira na vida dos mestres e mestras da cidade de Salvador, em específico, no Forte da Capoeira, situado no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA. Tornando-se um local simbólico na história da capoeira, onde passou por transformações e que no passado era chamado de Forte Santo Antônio Além do Carmo, construído contra invasão dos estrangeiros, e que posteriormente, funcionou como uma casa de detenção dos escravos na época, como presídio na época da ditadura, até se tornar o Forte da Capoeira, hoje ressignificados: “a roda de capoeira e o Forte”, um espaço cultural da cidade de Salvador, onde é praticado a capoeira angola e regional, conforme as tradições de Bimba e Pastinha. Sabendo-se dos acontecimentos, isto é, do processo de reconhecimento da roda de capoeira e ofício dos mestres de capoeira, sendo declarados como patrimônio imaterial cultural brasileiro pelo IPHAN em 2008 e patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco em 2014, a capoeira vem passando por esse processo de reconhecimento em que cabe ao Estado de preservá-la, por isso, a inquietação deste trabalho se trata de “qual o significado da roda de capoeira na vida dos mestres e mestras”. A metodologia do trabalho é qualitativa, traz uma revisão bibliográfica e documental a fim de reunir alguns conceitos e significados sobre o fenômeno da roda de capoeira, assim como foram realizadas 5 entrevistas com os Mestres e Mestras das diferentes escolas presentes no Forte da capoeira, assim como foi utilizado o método de Bardin (2011), onde foi dividido em categorias de análise, dos termos frequentes do maior para o menor. Duas categorias foram estabelecidas: “Energia/musicalidade” e “Movimentos”, termos mais abordados nas entrevistas. Dentro da categoria dos movimentos, os 5 mestres comentaram sobre aprendizagem, jogo e corpo, já na categoria Energia/musicalidade 3 mestres comentaram sobre a música, ancestralidade e instrumentos. Buscando-se mais significados sobre a roda, foi feita uma análise do Portfólio do Forte da Capoeira, por meio de documentos e publicações sobre o local, foi identificado como significados a realização do ritual da roda de capoeira no período de reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial, além de cerimônias e celebrações, assim como papel dos mestres em preservar e promover a capoeira. A partir dos resultados encontrados nas diferentes fontes (da análise do Portfólio, na literatura e nas entrevistas), foi possível identificar alguns significados a respeito do ritual da roda de capoeira, desde os elementos presentes como a musicalidade, energia e movimentos nas falas dos mestres (as) ao processo de ressignificação do Forte Santo Antônio Além do Carmo em “Forte da Capoeira”, através do reconhecimento da roda de capoeira como patrimônio imaterial cultural Brasileiro e da humanidade pelo IPHAN e pela UNESCO.
ABSTRACT This paper’s topic is Capoeira: the so called Roda (circle) and it’s meanings. The objective is to analyze the meanings the Roda has to the lives of the Mestras and Mestres (masters) of the art in the city of Salvador – BA, especially at the Capoeira Fort in the quarter of Santo Antônio Além do Carmo. The fort turned to be a symbolic place for Capoeira, which transformed itself there. Originally known as Forte Santo Antônio Além do Carmo, it was built against attempts of invasion by foreign powers, later it first became a detention center for slaves and later a prison during the military dictatorship, before being turned into the Capoeira Fort. Today, after a process of re-signification, the Fort with the Capoeira Rodas turned into a cultural location of Salvador where as well Capoeira Angola as Capoeira regional are being practiced, following the traditions of Mestre Pastinha and Mestre Bimba. Considering the latest events, this is the recognition of the Capoeira Roda and the Mestre’s work as intangible cultural heritage of Brazil by the IPHAN in 2008 and intangible cultural heritage of humanity by the UNESCO in 2014, one can see that the state took the responsibility to preserve Capoeira. For this reason this paper is going to be concerned with the question, which meaning the Capoeira Roda has to the Mestras and Mestres and their lifes. The work’s methodology is qualitative, consisting of literary research to get an approach to conceptions and ascriptions of meaning to the phenomenon of the Capoeira Roda. Besides that five interviews with Mestras and Mestres of different schools at the Capoeira Fort have been made. Therefor Bardin’s (2011) method was used. From the most frequent terms categories were made and got sorted from most to least frequent. Two categories were established, as these terms had been mentioned most, energy/musicality and movements. All five interview partners mentioned, talking about movement, the terms apprenticeship, play and body, while three of them referred to music, ancestrality and instruments when talking about energy/musicality. Trying to find more ascriptions of meaning to the Roda, a Portfolio about the Capoeira Fort that consists of documents and publications about the place was analyzed. The aim was to understand the meanings of the ritual of the Capoeira Roda, during the period of recognition of Capoeira as intangible cultural heritage, in addition to other ceremonies and celebrations and the Mestres role in preserving and promoting Capoeira. From the results found in the different sources (Portfolio analysis, literature and interviews), it was possible to identify some meanings of the ritual of the Capoeira Roda, following the answers given by the Mestres and the concepts they mentioned, such as musicality, energy and movement. In addition the process of resignification of the Forte Santo Antônio Além do Carmo into the “Fort of Capoeira” and the recognition of the Capoeira Roda as intangible cultural heritage of Brazil and of humanity by IPHAN and the UNESCO are taken into account to understand the meanings ascribed to the Capoeira Roda.
Palavras-chave: Roda de capoeira
Mestres (as)
Ressignificação
Mestres and Mestras
Re-signification
CNPq: Educação Física
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30335
Data do documento: 12-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED)

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