Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.author | Ayala Zambrano, Angela Camila | - |
dc.creator | Ayala Zambrano, Angela Camila | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T13:32:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T13:32:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-15 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30334 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o relato de pesquisa de mestrado que teve como
objetivo compreender as concepções sobre conflito armado na Colômbia de
estudantes do décimo ano de uma escola pública em Bogotá através de suas
narrativas, para a discussão desta temática no currículo escolar. Ante a violência
prolongada durante mais de seis décadas e sua progressiva degradação, causando
impactos de diversas ordens para o conjunto da sociedade colombiana, o estudo
questiona o lugar da Cátedra da Paz instituída pelo Estado, no currículo das escolas.
O referencial teórico situa historicamente o conflito armado colombiano, aborda a
concepção de currículo como currere de W. Pinar, o estudante como ator do
currículo e a importância da memória social e das narrativas. A narrativa neste
estudo está delineada em três dimensões, a primeira configura a narrativa como
dispositivo formativo, narrativas levando os estudantes a reconhecerem-se como
sujeitos em formação; como aspecto metodológico na prática educativa e também
caracteriza a terceira dimensão conferida à narrativa, desta vez referindo-se ao
próprio caminho metodológico adotado para realização desta pesquisa, que assume
seu enfoque hermenêutico. A proposta investigativa se mostrou também como um
compromisso pedagógico o qual buscou gerar uma reflexão na comunidade educativa sobre os desafios que se devem assumir para a consolidação de espaços de paz a partir da educação e mais especificamente do currículo escolar. O entrecruzamento de histórias produz uma sobreposição de saberes para cultivar a história local; um exercício indispensável da atenção e do interesse social. Daí a importância e a necessidade de espaços que facilitem a relação, a memória coletiva e a educação para a memória como valorização individual e coletiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT The present work presents the report of master 's research that had as objective to understand the conceptions about armed conflict in Colombia of students of the tenth year of a public school in Bogotá through their narratives, for the discussion of this theme in the school curriculum. Faced with the prolonged violence for more than six
decades and its progressive degradation, causing impacts of diverse orders for the
whole of Colombian society, the study questions the place of the Chair of Peace
instituted by the State, in the curriculum of the schools. The theoretical framework
historically situates the Colombian armed conflict, approaches the curriculum
conception as currere of W. Pinar, the student as an actor of the curriculum and the importance of social memory and narratives. The narrative in this study is outlined in three dimensions, the first one configures narrative as a formative device, narratives leading students to recognize themselves as subjects in formation; as a methodological aspect in educational practice and also characterizes the third dimension given to the narrative, this time referring to the methodological path adopted to carry out this research, which assumes its hermeneutic approach. The research proposal also showed itself as a pedagogical commitment which sought to
generate a reflection in the educational community on the challenges that must be
assumed for the consolidation of spaces of peace from education and more
specifically the school curriculum. The intertwining of stories produces an overlap of knowledge to cultivate local history; an indispensable exercise of attention and social interest. Hence the importance and the need of spaces that facilitate the relation, the collective memory and the education for the memory like individual and collective valorization | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conflito Armado Colombiano | pt_BR |
dc.subject | Curriculo Currere | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação Colômbia- Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Guerrilhas- Colômbia - Narrativas pessoais. | pt_BR |
dc.subject | Educação para paz | pt_BR |
dc.subject | Construção da paz | pt_BR |
dc.subject | Armed Conflict Colombiano | pt_BR |
dc.subject | Curriculum currere | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.title | Narrativas de estudantes sobre o conflito armado colombiano: uma conversa com currículo escolar. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Sales, Márcea Andrade | - |
dc.contributor.referees | Zen, Giovanna Cristina | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Vanessa Sievers de | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.publisher.departament | Facultade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Currículo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|