Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30206
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A utilização de elementos da linguagem cinematográfica em ambientes virtuais interativos
Authors: Sampaio, Athos Correia
metadata.dc.creator: Sampaio, Athos Correia
Abstract: O produto descrito nesta memória é uma série de ambientes virtuais interativos em 3 dimensões. Estes ambientes virtuais utilizam-se de alguns elementos sonoros e imagéticos comumente presentes no cinema tradicional e reconhecidamente responsáveis por parte do potencial imersivo da mídia cinematográfica, como: trilha sonora adequada ao clima da cena e à sensação que se espera causar no espectador; efeitos sonoros, em geral correspondentes a seres e elementos inanimados do cenário; elementos cenográficos climáticos que reforçam o significado das imagens e a localidade do ambiente mostrado, como por exemplo neve e névoa atmosférica; uma escolha de cores e variações de tons e texturas previamente pesquisadas, sempre tendo como parâmetro discriminatório a harmonia entre os elementos e o conceito visual do produto; Elementos animados nos cenários de fundo, com o intuito de criar dinâmica (cinestesia), conservar a atenção do espectador (no caso de ambientes virtuais: o usuário), além de despertar cadeias de significados e narrativas na mente do mesmo; entre outros elementos de igual potencial narrativo e sensorial.
Keywords: Jogos
Realidade Virtual
Turismo Virtual
Computação Gráfica
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30206
Issue Date: 5-Aug-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Athos Correia Sampaio.pdf796,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.