Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30201
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Chiclete do ouvido as estratégias composicionais do jingle e suas condições de eficácia
Autor : Nery, Lívia Brandão
metadata.dc.creator: Nery, Lívia Brandão
Resumen : O presente trabalho se propôs a investigar as estratégias de composição do jingle que buscam a adesão do ouvinte e suas condições de eficácia neste intuito. Consideramos como estratégias composicionais que buscam a adesão do ouvinte, aquelas que operam de modo retórico, entendendo a retórica como um discurso persuasivo que visa conquistar por meios emocionais tal adesão. Tendo em vista que toda e qualquer estratégia retórica aciona determinadas disposições no sujeito, verificamos que no jingle, o êxito em obter a adesão é diretamente relacionado ao emprego de estratégias que atuem no ouvinte: numa dimensão sensorial, operando com as leis de organização da forma percebida, numa dimensão afetiva, operando com os padrões de gosto e valores do senso comum, sem deixar de lado também sua ação numa esfera semântica. Atentamos também para os aspectos sócio-técnicos do formato, que envolvem determinados compromissos com a música, a publicidade e a dinâmica do rádio. Tendo como apoio para o trabalho entrevistas realizadas com os principais criadores de Salvador, procuramos desenvolver a investigação em torno daquelas estratégias que foram mais recorrentes nas falas dos entrevistados, privilegiando e enquadrando especialmente as que dizem respeito à configuração plástica do jingle e sua configuração simbólica. Entendemos que, para provocar no ouvinte uma adesão espontânea e cumprir os objetivos retóricos, o jingle deve se impor para nós, antes de tudo enquanto estrutura coerente, e também proporcionar uma experiência de identificação em nível afetivo.
Palabras clave : Jingle
Publicidade
Retórica
Estratégias de composição
Percepção
Senso comum
Sedução
Adesão
Música
Canção
Rádio
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30201
Fecha de publicación : 5-ago-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monografialivianery.pdf365,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.