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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Valverde, Monclar E. G. L. | - |
dc.contributor.author | Nery, Lívia Brandão | - |
dc.creator | Nery, Lívia Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T17:49:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T17:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2005 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30201 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propôs a investigar as estratégias de composição do jingle que buscam a adesão do ouvinte e suas condições de eficácia neste intuito. Consideramos como estratégias composicionais que buscam a adesão do ouvinte, aquelas que operam de modo retórico, entendendo a retórica como um discurso persuasivo que visa conquistar por meios emocionais tal adesão. Tendo em vista que toda e qualquer estratégia retórica aciona determinadas disposições no sujeito, verificamos que no jingle, o êxito em obter a adesão é diretamente relacionado ao emprego de estratégias que atuem no ouvinte: numa dimensão sensorial, operando com as leis de organização da forma percebida, numa dimensão afetiva, operando com os padrões de gosto e valores do senso comum, sem deixar de lado também sua ação numa esfera semântica. Atentamos também para os aspectos sócio-técnicos do formato, que envolvem determinados compromissos com a música, a publicidade e a dinâmica do rádio. Tendo como apoio para o trabalho entrevistas realizadas com os principais criadores de Salvador, procuramos desenvolver a investigação em torno daquelas estratégias que foram mais recorrentes nas falas dos entrevistados, privilegiando e enquadrando especialmente as que dizem respeito à configuração plástica do jingle e sua configuração simbólica. Entendemos que, para provocar no ouvinte uma adesão espontânea e cumprir os objetivos retóricos, o jingle deve se impor para nós, antes de tudo enquanto estrutura coerente, e também proporcionar uma experiência de identificação em nível afetivo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jingle | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Retórica | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de composição | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Senso comum | pt_BR |
dc.subject | Sedução | pt_BR |
dc.subject | Adesão | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Canção | pt_BR |
dc.subject | Rádio | pt_BR |
dc.title | Chiclete do ouvido as estratégias composicionais do jingle e suas condições de eficácia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Valverde, Monclar E. G. L. | - |
dc.contributor.referees | Palacios, Annamaria Jatobá | - |
dc.contributor.referees | Ferreira, Antônio José | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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