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dc.contributor.advisorValverde, Monclar E. G. L.-
dc.contributor.authorNery, Lívia Brandão-
dc.creatorNery, Lívia Brandão-
dc.date.accessioned2019-08-05T17:49:39Z-
dc.date.available2019-08-05T17:49:39Z-
dc.date.issued2019-08-05-
dc.date.submitted2005-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30201-
dc.description.abstractO presente trabalho se propôs a investigar as estratégias de composição do jingle que buscam a adesão do ouvinte e suas condições de eficácia neste intuito. Consideramos como estratégias composicionais que buscam a adesão do ouvinte, aquelas que operam de modo retórico, entendendo a retórica como um discurso persuasivo que visa conquistar por meios emocionais tal adesão. Tendo em vista que toda e qualquer estratégia retórica aciona determinadas disposições no sujeito, verificamos que no jingle, o êxito em obter a adesão é diretamente relacionado ao emprego de estratégias que atuem no ouvinte: numa dimensão sensorial, operando com as leis de organização da forma percebida, numa dimensão afetiva, operando com os padrões de gosto e valores do senso comum, sem deixar de lado também sua ação numa esfera semântica. Atentamos também para os aspectos sócio-técnicos do formato, que envolvem determinados compromissos com a música, a publicidade e a dinâmica do rádio. Tendo como apoio para o trabalho entrevistas realizadas com os principais criadores de Salvador, procuramos desenvolver a investigação em torno daquelas estratégias que foram mais recorrentes nas falas dos entrevistados, privilegiando e enquadrando especialmente as que dizem respeito à configuração plástica do jingle e sua configuração simbólica. Entendemos que, para provocar no ouvinte uma adesão espontânea e cumprir os objetivos retóricos, o jingle deve se impor para nós, antes de tudo enquanto estrutura coerente, e também proporcionar uma experiência de identificação em nível afetivo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJinglept_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectEstratégias de composiçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.subjectSeduçãopt_BR
dc.subjectAdesãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.titleChiclete do ouvido as estratégias composicionais do jingle e suas condições de eficáciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesValverde, Monclar E. G. L.-
dc.contributor.refereesPalacios, Annamaria Jatobá-
dc.contributor.refereesFerreira, Antônio José-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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