Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30201
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Chiclete do ouvido as estratégias composicionais do jingle e suas condições de eficácia
Autor(es): Nery, Lívia Brandão
Autor(es): Nery, Lívia Brandão
Abstract: O presente trabalho se propôs a investigar as estratégias de composição do jingle que buscam a adesão do ouvinte e suas condições de eficácia neste intuito. Consideramos como estratégias composicionais que buscam a adesão do ouvinte, aquelas que operam de modo retórico, entendendo a retórica como um discurso persuasivo que visa conquistar por meios emocionais tal adesão. Tendo em vista que toda e qualquer estratégia retórica aciona determinadas disposições no sujeito, verificamos que no jingle, o êxito em obter a adesão é diretamente relacionado ao emprego de estratégias que atuem no ouvinte: numa dimensão sensorial, operando com as leis de organização da forma percebida, numa dimensão afetiva, operando com os padrões de gosto e valores do senso comum, sem deixar de lado também sua ação numa esfera semântica. Atentamos também para os aspectos sócio-técnicos do formato, que envolvem determinados compromissos com a música, a publicidade e a dinâmica do rádio. Tendo como apoio para o trabalho entrevistas realizadas com os principais criadores de Salvador, procuramos desenvolver a investigação em torno daquelas estratégias que foram mais recorrentes nas falas dos entrevistados, privilegiando e enquadrando especialmente as que dizem respeito à configuração plástica do jingle e sua configuração simbólica. Entendemos que, para provocar no ouvinte uma adesão espontânea e cumprir os objetivos retóricos, o jingle deve se impor para nós, antes de tudo enquanto estrutura coerente, e também proporcionar uma experiência de identificação em nível afetivo.
Palavras-chave: Jingle
Publicidade
Retórica
Estratégias de composição
Percepção
Senso comum
Sedução
Adesão
Música
Canção
Rádio
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30201
Data do documento: 5-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografialivianery.pdf365,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.