Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCôrtes, Sara da Nova Quadros-
dc.contributor.authorD'Arede, Arthur de Oliveira-
dc.creatorD'Arede, Arthur de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-07-29T01:01:04Z-
dc.date.available2019-07-29T01:01:04Z-
dc.date.issued2019-07-28-
dc.date.submitted2018-12-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30161-
dc.description.abstractA presente investigação parte dos questionamentos iniciais, quais sejam: Considerando a existência de uma na crise da educação jurídica a luz da pesquisa científica, quais as condições sociais, históricas e teóricas indicam rupturas ou continuidades (Malaguti, 2009), ao caracterizar o atual do Ensino Jurídico? Como se situaria a Faculdade de direito da UFBA nesse cenário? Partindo dessa premissa, temos como objetivo principal analisar em um primeiro momento, as bases de formação do ensino jurídico no país a partir da criação dos dois primeiros cursos de direito, realizando uma comparação com as regulamentações atuais, na busca de rupturas e permanências (Malaguti, 2009) de práticas educacionais implantadas pelas diretrizes educacionais ao decorrer do tempo. Pretende-se mais especificamente analisar como esse cenário viria a afetar a construção de uma ambiente de pesquisa nas Faculdades de direito. Neste item, busca-se analisar o pilar da pesquisa científica no Direito à luz da uma conceituação sobre educar pela pesquisa, e do enfrentamento ao paradigma da dogmática jurídica. Em um terceiro momento opta-se por situar a Faculdade de Direito da UFBA nesse panorama com suas atuais atividades de pesquisa cadastradas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE). Optou-se assim, neste último momento pela utilização da metodologia de análise de dados secundários, promovendo uma análise quantitativa-descritiva das amostragens de projetos e relatórios cadastradas na UFBA e na Faculdade, sugerindo por fim, novas políticas públicas de fomento à pesquisa na neste âmbito.pt_BR
dc.description.abstractThe present investigation starts from the initial questions, namely: Considering the existence of one in the crisis of legal education in the light of scientific research, what social, historical and theoretical conditions indicate ruptures or continuities (Malaguti, 2009), when characterizing the current Legal Education? How would the Faculty of Law of UFBA stand in this scenario? Starting from this premise, we have as main objective to analyze in a first moment the bases of formation of the legal education in the country from the creation of the first two courses of law comparing with the current regulations, in search of ruptures and permanences (Malaguti, 2009 ) of educational practices implemented by educational guidelines over time. It is intended to more specifically analyze how this scenario would affect the construction of a research environment in the Faculties of law. This article seeks to analyze the pillar of scientific research in the Law in the light of a conceptualization about educating by research, and the confrontation with the paradigm of legal dogmatics. In a third phase, the Faculty of Law of UFBA is selected in this panorama with its current research activities registered in the Nucleus of Research and Extension (NPE). In this last moment, we opted for the use of the methodology of secondary data analysis, promoting a quantitative-descriptive analysis of samples of projects and reports registered in UFBA and in the Faculty, suggesting, finally, new public policies to foment research in this scopept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectFaculdade de Direito da UFBApt_BR
dc.subjectLegal educationpt_BR
dc.subjectscientific researchpt_BR
dc.subjectFaculty of Law of UFBApt_BR
dc.subjectEducação jurídicapt_BR
dc.subjectDireito - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaw - Study and teachingpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Direitopt_BR
dc.titleEducar pela Pesquisa em Direito: a situação da Faculdade de Direito da UFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCôrtes, Sara da Nova Quadros-
dc.contributor.refereesCarvalho, Iuri Mattos de-
dc.contributor.refereesVeras, Mariana Rodrigues-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementarespt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia e Ciências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arthur de Oliveira D'Arede.pdf907,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.