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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Criação publicitária o uso da memória, a noção de acontecimento e o ato de zombar como estratégia
Autor : Souza, Heide Pandini de
metadata.dc.creator: Souza, Heide Pandini de
Resumen : A finalidade deste trabalho é analisar as estratégias da publicidade presentes em comerciais exibidos em canais de televisão de sinal aberto. Com um olhar atento às estratégias que associam a noção de acontecimento com abordagem cômica, observa-se que determinadas criações publicitárias não visam apenas convencer o consumidor a adquirir um produto, mas pretende também fazê-lo rir. Para chegar a tais estratégias, verifica-se o estudo de Patrick Charaudeau (2009) que fala da informação como discurso; a teoria do riso - proposta pelo estruturalista Vladimir Propp (1992), que nos trouxe o riso denominado de zombaria ou derrisão, ancorado em outro conceito, a noção de acontecimento resgatada por Possenti (2010). A mecânica de construção de sentido desenvolvida por Maingueneau (2001) é utilizada para permitir entender como a publicidade constrói seu universo de valores. Para compreender os elementos constituintes das mensagens publicitárias, trabalha-se o ethos publicitário para pontuar o universo de referências manifestadas no corpus. Através da apresentação desses estudos, permitiu-se demonstrar que determinados textos humorísticos revelam uma relação com algum acontecimento, assim ocorreu nos comerciais Skol Litrão, Pepsi com a Campanha “Pode ser?”, Fiat Cinquecento, Visa com a Campanha Go Go, Bradesco Seguros e Burger King. Mostrou-se que a publicidade caminha para criação com base em interações de fatos, devido o uso de conceitos que se assemelham e se complementam em ações, mascaram a obrigação de divulgação de um produto, deixam a essência do consumo implícita, assim como o acontecimento abordado, tornando-a mais sedutora, passível de fazer sorrir.
Palabras clave : Comerciais publicitários
Análise do discurso
Comicidade
Riso de zombaria
Humor - Publicidade
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30117
Fecha de publicación : 19-jul-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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