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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalácios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.contributor.authorSouza, Heide Pandini de-
dc.creatorSouza, Heide Pandini de-
dc.date.accessioned2019-07-19T14:29:51Z-
dc.date.available2019-07-19T14:29:51Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30117-
dc.description.abstractA finalidade deste trabalho é analisar as estratégias da publicidade presentes em comerciais exibidos em canais de televisão de sinal aberto. Com um olhar atento às estratégias que associam a noção de acontecimento com abordagem cômica, observa-se que determinadas criações publicitárias não visam apenas convencer o consumidor a adquirir um produto, mas pretende também fazê-lo rir. Para chegar a tais estratégias, verifica-se o estudo de Patrick Charaudeau (2009) que fala da informação como discurso; a teoria do riso - proposta pelo estruturalista Vladimir Propp (1992), que nos trouxe o riso denominado de zombaria ou derrisão, ancorado em outro conceito, a noção de acontecimento resgatada por Possenti (2010). A mecânica de construção de sentido desenvolvida por Maingueneau (2001) é utilizada para permitir entender como a publicidade constrói seu universo de valores. Para compreender os elementos constituintes das mensagens publicitárias, trabalha-se o ethos publicitário para pontuar o universo de referências manifestadas no corpus. Através da apresentação desses estudos, permitiu-se demonstrar que determinados textos humorísticos revelam uma relação com algum acontecimento, assim ocorreu nos comerciais Skol Litrão, Pepsi com a Campanha “Pode ser?”, Fiat Cinquecento, Visa com a Campanha Go Go, Bradesco Seguros e Burger King. Mostrou-se que a publicidade caminha para criação com base em interações de fatos, devido o uso de conceitos que se assemelham e se complementam em ações, mascaram a obrigação de divulgação de um produto, deixam a essência do consumo implícita, assim como o acontecimento abordado, tornando-a mais sedutora, passível de fazer sorrir.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComerciais publicitáriospt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectComicidadept_BR
dc.subjectRiso de zombariapt_BR
dc.subjectHumor - Publicidadept_BR
dc.titleCriação publicitária o uso da memória, a noção de acontecimento e o ato de zombar como estratégiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSampaio, Adriano-
dc.contributor.refereesTavares, Maurício-
dc.publisher.departamentFaculdade de comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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