Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30051
metadata.dc.type: Dissertação
Título : JOGOS DE IMPROVISAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ARTISTA-PROFESSOR-PESQUISADOR
Autor : Silva, Rodrigo Tomaz da
metadata.dc.creator: Silva, Rodrigo Tomaz da
Resumen : Esta dissertação descreve como valores criativos e pedagógicos contribuem para a formação do artista-professor-pesquisador através de experiências com jogos de improvisação teatral em sala de ensaio. O processo de investigação foi desenvolvido através de coleta de dados, experimentação de jogos em oficina e análise da prática. Para tanto, a fundamentação teórica teve como principais embasamentos os estudos de Johan Huizinga e Roger Caillois, no que diz respeito aos conceitos de jogo em contextos sociais, e Jean-Pierre Ryngaert, Viola Spolin, Ingrid Koudela e Marina Elias, nas suas amplas contribuições para a área do ensino do teatro e criação de cena por meio de jogos de improvisação. Os resultados são apresentados através de avaliações qualitativas, concluindo que os jogos estudados se caracterizam pelos aspectos da criação artística, do caráter de ensino-aprendizagem sem fronteiras entre quem ensina e quem aprende e pela característica de produção de conhecimento fundamentada na articulação entre os pressupostos teóricos e a experimentação prática.
Palabras clave : Jogo
Formação
Improvisação
Artista-professor-pesquisador
metadata.dc.subject.cnpq: Teatro
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30051
Fecha de publicación : 16-jul-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGAC)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.