Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30040
Tipo: Dissertação
Título: Diferenças de gênero na apreensão do conhecimento escolar.
Autor(es): Cavalcanti, Edlamar Souza Leal
Autor(es): Cavalcanti, Edlamar Souza Leal
Abstract: A presente pesquisa parte da hipótese de que, em âmbito escolar, ainda são vivenciadas antigas concepções acerca das capacidades intelectuais de homens e mulheres, segundo as quais caberia aos meninos o raciocínio lógico-matemático, a indisciplina, o movimento e o privilegiamento do mundo externo e às meninas as atividades ligadas ao mundo dos sentimentos, as lides práticas cotidianas, a ordem, o comportamento pacífico e disciplinado. Seu principal objetivo consiste em descrever as formas pelas quais meninas e meninos das séries iniciais do Ensino Fundamental vivenciam a rotina da escola e lidam com o conhecimento escolar, bem como as representações e ações das professoras acerca disto. A base teórica deste estudo concebe que os indivíduos se fazem homem e mulher através do convívio com práticas sociais masculinizantes e feminilizantes. O trabalho de campo foi implementado entre fevereiro e setembro de 2000, tendo como sujeitos professoras, alunos e alunas de quatro turmas do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Salvador – Ba. Escolhemos um caminho etnográfico de pesquisa, optando pela observação participante e pela entrevista semi-estruturada como técnicas de coleta de dados, cujo exame baseou-se na análise do discurso de professoras e crianças e na organização dos achados em três categorias, a saber: indisciplina, demonstração de competência e estímulo da professora. Constatamos que os meninos eram, em sua maioria, indisciplinados e inquietos, subvertiam as regras de convivência em sala de aula com maior freqüência que as meninas. Eram mais ousados e espontâneos em suas demonstrações de competência, recebendo maior número de interferências estimulantes e também de intervenções agressivas e desqualificantes advindas das professoras. A maioria das meninas revelava adaptação às regras estabelecidas, ordem e atenção com suas tarefas. Eram tão competentes quanto os meninos no manejo das atribuições escolares, porém se mostravam menos espontâneas em suas manifestações. Constatamos ambivalência nas representações das professoras acerca da relação entre gênero e apreensão do conhecimento escolar. Elas separavam os mundos masculino e feminino quanto à apreensão do conhecimento, ao mesmo tempo em que afirmavam igualdade entre os sexos quanto à capacidade intelectual. Assim, a hipótese inicial foi confirmada no contexto observado.
Abstract This research is based in the hypothesis that, in school ambit, old opinions about men's and women's intellectual capacities still last, according to which are due to the boys the logical thought, the indiscipline, the movement and the valorization of external world and are due to the girls the emotional world, the daily practical labor, the order, the disciplined and pacific behavior. The main objectives of this study are describing the ways girls and boys live the school routine and deal with knowledge in classroom and describing teacher's concepts about it. In according to it's theoretical approach, individuals turn into men and women through social practices and ideas about masculinity and femininity. The data were collected from february to september of 2000 and the subjects were students and teachers of four initial classrooms in a public school of Salvador - Bahia. We chose an ethnographic way of research, adopting the participant observation and the interview as techniques. The examination of the results was done by the analysis of children's and teacher's speech and by the separation of the data in three categories: indiscipline, demonstration of competence and teacher's stimulation. We evidenced that the greater number of the boys were undisciplined and unquiet, breaking the rules in classroom more frequently than the girls. They were more audacious and spontaneous in their demonstrations of competence, receiving a greater number of teacher's stimulations and the majority of teacher's aggressive interventions too. The majority of the girls were adapted to the rules established in classroom, showing attention and order in their acts. They were as competents as the boys in dealing whith their scholar attributions, however, they showed less spontaneity in their manifestations. We verified ambiguity in teacher's concepts about the relation between gender and knowledge apprehension in school. They separated male and female intellectual worlds and, at the same time, affirmed equality between men's and women's intellectual capacities. Thus, the initial hypothesis was confirmed in the observed context.
Palavras-chave: Educação
Relação entre gênero
Conhecimento escolar
Gênero
Desigualdades de gênero
Aquisição do conhecimento
Ensino fundamenta
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED/UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30040
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDLAMAR LEAL SOUSA CAVALCANTI.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.