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dc.contributor.advisorTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.authorD'Agostini, Adriana-
dc.creatorD'Agostini, Adriana-
dc.date.accessioned2019-07-12T14:13:29Z-
dc.date.available2019-07-12T14:13:29Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2009-03-27-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30038-
dc.description.abstractA presente tese tem como objeto de estudo a proposta educacional do MST. Objetivou analisar e debater a educação do MST dentro do contexto educacional brasileiro, indicando seu caráter e sua importância, principalmente na década de 1990, como uma afronta e contraposição as políticas educacionais neoliberais e atualmente diante da crise mundial do capital, demonstra a necessidade de construção de propostas educacionais de classe voltadas a emancipação humana e ao projeto histórico socialista. Neste sentido, após a pesquisa bibliográfica e documental confirmaram-se as hipóteses levantadas a partir do problema de pesquisa que foi delimitado da seguinte forma: como se situa a educação do MST no contexto educacional brasileiro? Quais suas contradições, dificuldades e possibilidades de tornar-se uma educação de classe para a emancipação humana no sentido de indicar elementos de superação da sociedade de classes? A partir dos dados da realidade, das idéias pedagógicas no Brasil, da análise da proposta de educação do MST e do levantamento das contradições apresentadas pela produção acadêmica foi possível localizar e analisar a educação do MST no contexto educacional brasileiro e afirmar que da década de 1990 em diante ela tem sido o movimento de educação de classe que mais oferece resistência as políticas educacionais neoliberais. Isso se dá a partir de seus princípios, suas práticas pedagógicas e da pressão política. Porém uma educação para além do capital dentro de uma sociedade capitalista sempre será desenvolvida por e com contradições, entre elas destacamos a relação entre Movimento e Estado e a relação teoria/prática. Apontamos a possibilidade de superação destas contradições através da adoção e aprofundamento teórico no materialismo histórico dialético e contribuímos com argumentos sobre necessidade e a atualidade desta teoria do conhecimento para a educação do MST.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present thesis has as object of study the educational proposal of MST and aims at analyse and debate the MST education in the Brazilian educational context, indicating its character and its importance, mainly in the decade of 1990, as an affront and contraposition to the neoliberal educational policies and nowadays in face of the world crisis of capital, demonstrating the necessity of construction of educational proposals of class directed to human emancipation and to the socialist historical project. In this way, after the bibliographic and documental research we confirmed the hypothesis made from the research problem that was delimited in the following way: how does the MST education situate in the Brazilian educational context? What are its contradictions, difficulties and possibilities of being an emancipatory education in sense of taking elements that can overcome class struggle? Starting from data of reality, from pedagogical ideas in Brazil, from the analyse of the MST proposal of education and from survey of the contradictions presented by the academicals productions we could locate and analyse the MST education in the ABSTRACT Brazilian educational context and assert that from 1990 decade it has been the movement of class education that more offers resistance to the neoliberal educational policies. This occurs from its principles, its pedagogical practices and political pressure. However an education beyond capital inside a capitalist society will always be developed by and with contradictions, among them we detail the relation between Movement and Bourgeois State and the theory/practice relation. We indicate the possibility of overcoming these contradictions by the adoption and deepen in the dialectic historical materialism and we contribute with the arguments of necessity of this knowledge theory and how current it is.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN La presente tesis tiene como objeto de estudio la propuesta educacional del MST y buscó analizar y debatir la educación del MST en el contexto educacional brasileño, indicando su carácter y su importancia, sobretodo en la década de los 1990, como una afronta y contraposición a las políticas educacionales neoliberales, y en la actualidad, delante de la crisis mundial del capital, demuestra la necesidad de construcción de propuestas educacionales de clase mirando la emancipación humana y el proyecto histórico socialista. En esta dirección, después de la pesquisa bibliográfica y documental, las hipótesis presentadas se confirmaran a partir del problema de investigación que fue así delimitado: ¿cómo se sitúa la educación del MST en el contexto educacional brasileño? ¿Cuáles sus contradicciones, dificultades y posibilidades de venir a ser una educación de clase para la emancipación humana en el sentido de indicar elementos de superación de la sociedad de clases? Partiendo de los datos de la realidad, de la ideas pedagógicas en Brasil, de la análisis de la propuesta de educación del MST y de la identificación de las contradicciones presentadas en las producciones académicas, fue posible localizar y analizar la educación del MST en el contexto educacional brasileño y afirmar que en la década de los 1990 y adelante ella representa el movimiento de educación clasista que más ofrece resistencia a las políticas educacionales neoliberales. Esto ocurre a partir de sus principios, sus prácticas pedagógicas y por la presión política. Pero la construcción de una educación mas allá del capital desde el interior de la sociedad capitalista siempre será desarrollada por y con contradicciones, de las cuales destacamos la relación entre el Movimiento social confrontacional y el Estado burgués, y la relación teoría/práctica. Al final, destacamos la posibilidad de superación de estas contradicciones por medio de la adopción y profundización teórica en el materialismo histórico dialéctico, y contribuimos con argumentos sobre la necesidad y la actualidad de esta teoría del conocimiento para la educación del MST.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação do MSTpt_BR
dc.subjectBrazilian educationpt_BR
dc.subjectEducação - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terrapt_BR
dc.subjectMST educationpt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectEducación brasileñapt_BR
dc.subjectEducación del Campopt_BR
dc.subjectEducación del MSTpt_BR
dc.titleA educação do MST no contexto educacional brasileiro.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesVendramin, Célia Regina-
dc.contributor.refereesGermani, Guiomar Inez-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.refereesSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.contributor.refereesTaffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programem Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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