Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30026
Tipo: Dissertação
Título: Educação de jovens e adultos: práticas cotidianas e possibilidades de intervenções dos/nos espaços formativos da Escola Municipal Marcionílio Rosa
Autor(es): Souza, Rosália Gois de
Autor(es): Souza, Rosália Gois de
Abstract: O presente trabalho apresenta-se em forma de um Projeto de Intervenção, de acordo com o direcionamento do Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um texto em que as descobertas e discussões da pesquisa resultam em propostas concretas de ações interventivas na Educação de jovens e adultos na escola pesquisada, onde também atua a autora. O objetivo geral do estudo foi propor ações interventivas para a Educação de jovens e adultos na Escola Municipal Marcionílio Rosa a partir do levantamento, por meio de observações e das falas de docentes e estudantes, de problemáticas emergentes na dinâmica cotidiana da escola. Como caminho metodológico a opção foi pela pesquisa com inspiração etnográfica, realizada por meio de observações, pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas. Os “achados” das observações foram entremeados ao referencial teórico e documental e às falas de docentes e estudantes da EJA, mostrando o cotidiano da escola e as ações emergentes a serem propostas. No cenário da EJA na escola, quatro temáticas básicas foram enfatizadas para compor a dinâmica da EJA na escola: a rejuvenescência no espaço educativo da EJA; a utilização dos espaços da escola; a prática pedagógica e a relação da escola com o mundo do trabalho. Daí surgiram as propostas de revitalização de espaços, da formação continuada de docentes, com a participação de estudantes no planejamento, a ênfase em projetos de leitura e o fortalecimento das relações entre a EJA e o mundo do trabalho.
The present work is presented in the form of an Intervention Project, according to the direction of the Professional Master in Education: Curriculum, Languages and Pedagogical Innovations, Faculty of Education, Federal University of Bahia. It is a text in which the findings and discussions of the research result in concrete proposals for intervention actions in the Education of young people and adults in the school researched, where also the author works. The general objective of the study was to propose intervention actions for the Education of young people and adults in the Municipal School Marcionílio Rosa from the survey, through observations and statements of teachers and students, emerging problems in the daily dynamics of the school. As methodological path the option was for research with ethnographic inspiration, made through observations, bibliographical and documentary research and interviews. The "findings" of the observations were intermixed with the theoretical and documentary referential and the statements of teachers and students of the EJA, showing the daily life of the school and the emerging actions to be proposed. In the EJA scenario at school, four basic themes were emphasized to compose the dynamics of EJA in school: rejuvenation in the educational space of the EJA; the use of school spaces; the pedagogical practice and the relation of the school to the world of work. From there came the proposals for the revitalization of spaces, the continuous training of teachers, with the participation of students in planning, the emphasis on reading projects and the strengthening of relations between the EJA and the world of work.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Prática cotidiana
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30026
Data do documento: 8-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO_de_Interveno_Rosalia_Gois_.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.