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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Quem mete dança é ela: protagonismo feminino no pagode baiano
Authors: Cerqueira, Maryrluce dos Santos
metadata.dc.creator: Cerqueira, Maryrluce dos Santos
Abstract: Este trabalho se propôs a dar visibilidade à atuação das dançarinas de pagode baiano, reconhecendo o papel de protagonista que as mulheres ocupam nessa indústria musical. O debate sobre o tema ocorre no vídeo-documentário Quem mete dança é ela: protagonismo feminino no pagode baiano, que conta com o depoimento de três dançarinas do ritmo e a participação de pesquisadores das áreas de dança, música (pagode baiano) e dos estudos de gênero. Os argumentos que justificam a pesquisa, elencados neste memorial descritivo, partem dos relatos históricos que evidenciam a importância da atuação das primeiras dançarinas de pagode baiano, inseridas no grupo É o Tchan, para o alcance e sucesso nacional do ritmo. No entanto, desde aquele período até os dias atuais, bailarinas são estigmatizadas por conta da atuação profissional e da sua condição de mulher. Nesta pesquisa, o conceito de poder é acionado e reforça a tese das dançarinas de pagode baiano enquanto protagonistas, inseridas em um processo diário de ocupação de espaços e reafirmação da autonomia. Neste material, ainda são abordadas questões sobre as heranças históricas, étnicas e sociais que reforçam o preconceito endereçado ao ritmo e que é refletido no julgamento feito às dançarinas. Além disso, são aqui descritas as etapas práticas do processo de construção do documentário.
Keywords: Pagode baiano
Dançarinas
Protagonismo
Mulher
Poder
Visibilidade
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACOM/UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30001
Issue Date: 5-Jul-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



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